Botucatu: Voluntários retiram mais de 100 quilos de lixo no Morro de Rubião Júnior neste sábado

Ocorreu neste sábado, 26, nas proximidades da Igreja de Santo Antônio do Morro de Rubião Júnior, mais uma edição da ação “Cuesta Limpa”. Ambientalistas, voluntários, representantes da Paróquia de Santo Antônio, Conselho Municipal Turismo, Descubra Botucatu e grupo escoteiro Padre Anchieta de Botucatu se uniram para limpeza do atrativo turístico mais visitado de Botucatu. Foi retirado mais de 100 quilos de lixo neste sábado do local, mais de 30 sacos, além de 200 garrafas

Um dos idealizadores do projeto e presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMUTUR), Cristiano Vieira citou a importância da ação “O trabalho voluntariado sempre aquece os corações. Sempre é gratificante. Tanto para nós que organizamos ver os grupos engajados. É triste ver essa quantidade de lixo, porém muito gratificante ver que ainda tem muitas pessoas que querem o bem do nosso município, o bem do meio ambiente”, disse.

Com mais de 100 voluntários atualmente, o projeto Cuesta Limpa já coletou mais 5 toneladas de lixo descartado incorretamente. A última ação foi em 2019. Na edição deste sábado, novos voluntários poderiam se inscrever através de um formulário online.

Quem também sempre esteve nas ações é o Grupo de Escoteiros Padre Anchieta, que novamente participaram. Dessa vez foi feito um convite ao grupo e tiveram quase 90% de participação. O maior número de participantes para uma ação social de limpeza. “A parte mais legal é ver que os escoteiros estão super empenhados. Eles querem realmente ajudar, querem participar”, diz Vitor dos Santos, chefe da tropa escoteira.

Foram coletados cerca de 100 kg de lixo nas proximidades da Igreja de Santo Antônio. Em sua maioria latas de cerveja, garrafas de plásticos de energéticos e refrigerantes e garrafas de vidro de vodka, whisky e outras bebidas alcóolicas. Nas últimas semanas a população tem pedido a interdição do local em vista das aglomerações que ocorrem.

Uma das voluntárias da ação desse sábado, Isabela Rigatto fala sobre a experiência de ajudar “Foi extremamente enriquecedor. Colocar a mão na massa em equipe e ver o resultado depois de algumas horas de trabalho é muito gratificante. Acredito que faltem mais ações que visem a conscientização”.

A ação também teve apoio e participação da Guarda Civil Municipal, da Paróquia de Santo Antônio, da Subprefeitura de Rubião Júnior e da Subsecretaria de Turismo.

Se quiser ficar por dentro de mais ações do Cuesta Limpa, siga as redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/cuestalimpabtu

Instagram: https://www.instagram.com/cuestalimpa/

Kleber Camargo – Especial para o Jornal Leia Notícias
Fotos: Kleber Camargo

Últimas

Brasil vence a França no vôlei masculino

01 ago 2021

A vaga já estava garantida. Mas, em um clássico, isso pouco importa. Neste domingo, o Brasil...

Categorias

Scroll Up