28 março, 2024

Últimas:

Botucatu recebe a primeira “Mangalargada de 2022”, cavalgada de criadores de Mangalarga

Anúncios

A Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) – Núcleo Mangalarga do Oeste Paulista, realiza em Botucatu, no próximo dia 19 de fevereiro, a tradicional Mangalargada do Haras Espinhaço, circuito anual que conta com quatro etapas.

Primeiro evento oficial de 2022, a 1ª Etapa do Circuito Mangalargada reúne adrenalina, diversão e competição, com provas realizadas no entorno da cidade de Botucatu, sede do Haras Espinhaço. Uma ótima oportunidade para o criador apreciar as lindas paisagens da região.

Anúncios

A etapa terá início à partir das 7h, com vet-check e entrega dos coletes às 8h e largada às 9h.

Anúncios

A Mangalargada

Uma cavalgada diferente, com um toque de competição, que reúne toda a família mangalarguista em prol do esporte. Essa é a Mangalargada.

Realizada em um ambiente descontraído e agradável, na etapa do Haras Espinhaço serão dois circuitos, um de 20 e outro de 42 km destinado para os mais aventureiros.

Durante o trajeto, as equipes possuem algumas regras e etapas que devem ser cumpridas. A não realização dessas etapas resultam em perdas de pontuação.

O trajeto envolve passo, marcha picada, marcha curta, marcha alongada e galope, com velocidades que variam entre 6, 9, 12, 15 e 18 quilômetros/hora

O trajeto envolve passo, marcha picada, marcha curta, marcha alongada e galope, com velocidades que variam entre 6, 9, 12, 15 e 18 quilômetros/hora.

A disputa dura cerca de duas horas e qualquer animal registrado na associação do Margalarga do Brasil pode participar. Crianças a partir dos cinco anos, usando capacete e acompanhadas dos pais ou responsáveis também podem participar. “É uma oportunidade do criador se divertir junto de sua família e amigos e ainda com os cavalos que tanto amamos”, ressalta Glaucia Novais, organizadora da etapa.

A Mangalargada conta com premiação em medalhas e pódio para os primeiros colocados. “O principal objetivo da Mangalargada é reunir a família mangalarguista em um ambiente descontraído e agradável e, claro, com adrenalina já que é uma competição, eventos como esse são fundamentais para o fomento da raça, pois trazem os jovens e as famílias”, comenta Glaucia.

A Mangalargada percorre todo o entrorno do Haras Espinhaço

Essa edição da Mangalargada traz uma novidade: pessoas que não são criadores e que não possuem experiência com cavalos foram convidadas a participar da prova e fazer um teste com o cavalo Mangalarga do Brasil. “Será uma oportunidade das pessoas conhecerem um pouco mais sobre a nossa raça”, ressalta Danielle Buschhausen, comunicação da ABCCRMangalarga.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site da ABCCRMangalarga.

Importância da Mangalargada

A Mangalargada possui um papel muito importante para a raça. Primeiro por permitir que o criador use seu cavalo na companhia de sua família e amigos, promovendo a união de pessoas que amam o animal.

O segundo aspecto é o fomento de novas adesões que as Mangalargadas promovem. São novos usuários do cavalo, pessoas que não tem interesse em criar animais, nem ter um grande plantel, mas querem um cavalo de qualidade para cavalgar aos finais de semana e participar de provas como essa.

Um momento de descontração entre amigos e familiares

O terceiro e último aspecto é que nessas competições os animais que não são utilizados em julgamentos e não são vendidos em leilões, passam a ter uma utilidade que é a raiz da raça: a marcha, visto que o Mangalarga do Brasil é o cavalo de sela brasileiro.

A ABCCRM

Fundada em 1934, a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM) possui 84 anos de fundação, atuando no fomento da raça Mangalarga do Brasil em todo território nacional.

Atualmente a associação é presidida por Eduardo Rabinovich, que atua no apoio junto ao associado, levando auxílio técnico a todos os criadores do país, além da promoção de eventos e encontros.

Saiba mais em www.cavalomangalarga.com.br.

Por: Equipe Cavalus Comunicação

Fotos: Divulgação

Últimas

Vigilâncias em Saúde de Botucatu realizaram uma capacitação sobre prevenção e combate a Dengue, COVID-19 e Influenza

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, 27, responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Residências Terapêuticas...

Categorias