Botucatu: Fechamento do Comércio não mostra eficácia em relação a taxa de isolamento social na Cidade. Números não melhoraram

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Botucatu está classificada na Fase Vermelha do Plano São Paulo no combate à pandemia da Covid desde o último dia 25 de janeiro. São 11 dias desde que o Prefeito Mário Pardini, de Botucatu, confirmou que a Cidade iria seguir as normas do Governo de São Paulo.

No Decreto Municipal, Botucatu foi ainda mais restritiva com o comércio em relação ao Governo Estadual, permitindo apenas o trabalho com delivery, proibindo a venda pelos sistemas de Drive e Take Away (Retirada), com a justificativa que era o momento de diminuir a circulação da população na Cidade. Bares e Restaurantes também foram impedidos de receber clientes, assim como outros setores, como academias e salões de beleza foram fechados.

Porém, segundo dados divulgados pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI), do Governo paulista, a estratégia adotada por Botucatu não surtiu o efeito esperado em relação ao isolamento social e a porcentagem foi mantida.

No site do Governo de São Paulo, é possível fazer comparativo com o isolamento em relação as datas. A reportagem comparou 3 semanas anteriores ao fechamento do comércio com o período de 10 dias que as lojas foram fechadas, impedidas até de realizar Drive-Thru e Retirada.

Entre os dias 4 de janeiro e 24 de janeiro, a taxa de isolamento social em Botucatu ficou, em média, em 39,19%. Já nos 10 dias que o comércio foi obrigado a fechar as portas, a média da taxa de isolamento foi de 39,20%.

Veja abaixo o gráfico divulgado pelo Governo de São Paulo:

Os dados são públicos e podem ser visualizados no site: https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento (basta selecionar Botucatu)

Na última quarta-feira, 03, o Jornal Leia Notícias publicou uma reportagem com o comparativo da evolução da doença nos últimos 10 dias, período que o comércio está fechado, assim como bares, restaurantes e outro setores.

O comparativo dos números oficial, apresentados pela própria Prefeitura, demonstraram um aumento de casos positivos, internações e óbitos neste período.

Comparativo em relação aos números da Covid em Botucatu:

OCUPAÇÃO DE UTI NO HC:

Dia 24 de janeiro: 97% (29 dos 30 leitos)

Dia 03 de fevereiro: 103% (31 dos 30 leitos)

OCUPAÇÃO UTI UNIMED:

Dia 24 de janeiro: 40% (04 dos 10 leitos)

Dia 03 de fevereiro: 70% (07 dos 10 leitos)

BOTUCATUENSES INTERNADOS:

Dia 24 de janeiro: 41

Dia 03 de fevereiro: 50

BOTUCATUENSES EM UTI:

Dia 24 de janeiro: 13

Dia 03 de fevereiro: 21

BOTUCATUENSES POSITIVOS INTERNADO:

Dia 24 de janeiro: 23

Dia 03 de fevereiro: 40


CASOS POSITIVOS:

Dia 24 de janeiro: 5721

Dia 03 de fevereiro: 6524

MORTES:

Dia 24 de janeiro: 70

Dia 03 de fevereiro: 81

EM QUARENTENA:

Dia 24 de janeiro: 515

Dia 03 de fevereiro: 595

Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes