20 de maio, 2024

Últimas:

Botucatu: Ex-aluno na Veterinária da Unesp de Botucatu recebe prêmio nos Estados Unidos

Anúncios

Vitor R.G. Mercadante, formado em Medicina Veterinária no ano de 2010, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu o prêmio de “Outstanding Early Career Animal Scientist – Research”, oferecido pela American Society of Animal Science – Southern Section (ASAS), que prestigia seus associados que atuam na área acadêmica há menos de 10 anos e que se destacaram na área de pesquisa.

Durante sua graduação na FMVZ, Vitor foi orientado pelo professor Jose Luiz Moraes de Vasconcelos, o Zequinha, e trabalhou ativamente na CONAPEC Jr. (Consultoria Agropecuária Jr.), empresa Junior integrada por estudantes da FMVZ. Após sua graduação, Vitor realizou mestrado (2012) e doutorado (2015) na Universidade da Florida, onde foi orientado pelo professor Cliff Lamb, com enfoque na área de fisiologia reprodutiva de bovinos de corte.

Anúncios

Em 2016, Vitor assumiu o cargo de Professor Assistente e Especialista de Extensão no Departamento de Zootecnia na Virginia Tech. Em 2019, assumiu o cargo de Professor Afiliado na Escola de Medicina Veterinária da Virginia Tech e atua como pesquisador no Departamento de Clínica de Grandes Animais.

Desde 2016, Vitor atua na área de reprodução de bovinos de corte e produz pesquisa focada em fisiologia da reprodução, desenvolvimento embrionário, biotecnologias e manejo reprodutivo. Seu grupo de pesquisa recebeu mais de 3.5 milhões de dólares em financiamentos, publicou 40 artigos e 81 resumos científicos, 3 capítulos de livro e mais de 50 artigos de extensão e matérias populares. Entre outras atividades de extensão, Vitor é membro eleito e diretor-presidente da Beef Reproduction Task Force, grupo de grande relevância que gera recomendações e define protocolos para o manejo reprodutivo de gado de corte nos Estados Unidos.

Anúncios

Vitor sempre quis ser veterinário e atribui sua paixão pela pecuária a seu avô, Oripes Gomes, que foi agricultor e pecuarista. Durante a faculdade ao trabalhar com o professor Zequinha na CONAPEC Jr. ele teve contato com a pesquisa aplicada, o que abriu novos horizontes na sua carreira. Seu plano inicial era de trabalhar como consultor de campo, mas esse plano foi mudando conforme as experiências com pesquisa e a área acadêmica foram acontecendo. “Sempre tive sorte de me cercar com pessoas fantásticas, que são muito melhores e mais inteligentes do que eu. Esse prêmio é um reflexo disso e eu gostaria de dividi-lo com meus alunos, todos os outros pesquisadores que colaboram comigo e são grandes mentores e amigos, e especialmente com minha família que sempre me apoiou”.

Vitor e sua esposa Paula, que também é médica-veterinária formada pela FMVZ, têm dois filhos, Oliver e Kaio, e moram em Blacksburg, no estado da Virginia.

Comunicação

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios No final da tarde de ontem (18), uma equipe do Grupo de Ações Preventivas Especiais (GAPE) realizou uma prisão...

Categorias