28 março, 2024

Últimas:

Bélgica conquista liderança inédita do ranking da Fifa

Anúncios

O futebol belga vem surpreendendo nos últimos anos. Após a vitória sobre Israel por 3 a 1, nesta terça-feira, a seleção garantiu a primeira colocação no ranking da Fifa pela primeira vez na história. Além disso, terminou as Eliminatórias para a Eurocopa 2016 na liderança do Grupo B, com 23 pontos, e será uma das cabeças de chave do torneio continental.

Agora com 1440 pontos, a Bélgica, que estava na terceira posição do ranking referente ao mês de outubro, com 1387 pontos, desbancou a Argentina, que aparecia em primeiro lugar, com 1419 pontos, e Alemanha, em segundo, com 1401.

Anúncios

A seleção chegou para a disputa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, com status de promessa, mas acabou eliminada pela Argentina, que seria vice-campeã, nas quartas de final, ao ser derrotada por 1 a 0.

Estrela do Chelsea, o meia Hazard é o camisa 10 da equipe comandada por Marc Wilmots. Além dele, o goleiro Courtois, também dos Blues, o zagueiro Kompany, do Manchester City, os meias Kevin De Bruyne, outro que defende os Citizens, Fellaini, do Manchester United, e o atacante Lukaku, do Everton, são destaques da seleção belga.

Anúncios

Funcionamento do ranking da Fifa – Criado em agosto de 1993, o ranking utiliza uma fórmula que envolve multiplicação para chegar à pontuação mensal de cada seleção. O cálculo é baseado no resultado dos jogos, importância deles e força do adversário e da confederação continental. O número total de pontos num período de quatro anos é determinado pela adição dos pontos ganhos durante as partidas realizadas nos últimos 12 meses e também antes disso.

Entenda a fórmula:

P = M x I x T x C

M: pontos pelo resultado do jogo

Vitória: 3 pontos

Empate: 1 ponto

Derrota: zero pontos

Em caso de disputa de pênaltis, o vencedor ganha 2 pontos e o perdedor soma 1

I: importância da partida

Amistosos ou jogos de competições menores – 1 ponto

Eliminatórias para a Copa do Mundo ou para o principal torneio da confederação – 2,5 pontos

Principal torneio da confederação – 3 pontos

Copa do Mundo – 4 pontos

T: força do adversário

O valor de 200 pontos é atribuído a todas as seleções. O líder tem essa pontuação garantida, enquanto as outras equipes terão sua posição no ranking subtraída de 200. Em caso de seleções abaixo do 150º lugar, o valor é de 50 pontos.

C: força da confederação

Conmebol (América do Sul): 1

Concacaf (América do Norte e América Central): 0,99

AFC (Ásia), CAF (África) e OFC (Oceania): 0,85

Em caso de jogos entre seleções de confederações diferentes, o cálculo do coeficiente será pela média.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Categorias