Avião da FAB busca órgãos doados de homem que teve morte cerebral. Rins são levados para Botucatu

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (17), o transporte de órgãos de um homem de 39 anos que teve morte cerebral em Tatuí (SP). A ação contou com o apoio da prefeitura da cidade e de equipes médicas de vários hospitais.

De acordo com a prefeitura de Tatuí, foram retirados coração, rim, fígado, pâncreas, ossos e córnea do paciente. Os órgãos serão doados para pessoas que aguardam na fila para transplante. A prefeitura informou que o fígado do homem será levado para São José dos Campos, o coração e o pâncreas para São Paulo, a córnea para Sorocaba, os ossos para Marília e os rins para Hospital das Clínicas de Botucatu. O motivo da morte do paciente não foi informado.

Avião da FAB foi até Tatuí para buscar os órgãos de um homem que teve morte neurológica — Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação
Avião da FAB foi até Tatuí para buscar os órgãos de um homem que teve morte neurológica (Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação)

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país que mais realiza transplante de órgãos. Para ser um doador, a família tem que estar ciente e autorizar o procedimento.

Nas redes sociais, o prefeito de Tatuí disse que “Deus prepara esses momentos para que possamos refletir que ajudar o próximo é um ato de amor”.

Transporte de órgãos foi realizado nesta sexta-feira (17) em Tatuí — Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação
Transporte de órgãos foi realizado nesta sexta-feira (17) em Tatuí (Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação)
Transporte de órgãos em Tatuí contou com apoio da FAB, prefeitura e vários hospitais — Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação
Transporte de órgãos em Tatuí contou com apoio da FAB, prefeitura e vários hospitais (Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação)

Fonte: G1 – Foto: Prefeitura de Tatuí/Divulgação

Scroll Up