18 abril, 2024

Últimas:

Após nova impugnação, Botucatu não terá nenhuma pesquisa eleitoral

Anúncios

Os eleitores de Botucatu estão acompanhando uma campanha eleitoral diferente das últimas que ocorreram no município. Muitos estão sentindo falta, principalmente, das tradicionais pesquisas.

Porém, nos últimos 40 dias de campanha, duas pesquisas foram registradas no Cartório Eleitoral, mas as duas foram impugnadas a pedido das coligações que disputam as eleições.

Anúncios

A primeira foi registrada no dia 3 de setembro, mas teve o pedido de impugnação apresentado pela coligação “Botucatu Mais Forte” (PSDB / PCdoB / PPS / PMDB / PSL / PSC / SD / DEM / PROS / PP / PMN / PSDC / PTdoB / PSB / PTC / PRB / PTN / PEN), que apoia o candidato Mário Pardini. De acordo com informações do chefe do Cartório de Botucatu, Igor Ignácio, nessa pesquisa não constava o nome do contratante e não chegou a ser realizada. A empresa responsável pelo levantamento de dados retirou o registro assim que surgiu o pedido.

A segunda pesquisa impugnada deveria ser divulgada hoje, 27. Ela foi encomendada pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Botucatu (Sincomerciários). Essa pesquisa chegou a ser realizada, com 600 eleitores entrevistados pela empresa F.L.S. – Pesquisa, Assessoria e Marketing Ltda., mas no domingo, 25, a coligação “Somos Todos Botucatu” (PDT / PMB / PTB / PV / PSD), que apoia o candidato Mário Ielo, pediu a impugnação e teve uma liminar concedida pela Justiça.

Anúncios

Segundo Igor Ignácio, chefe do Cartório Eleitoral, entre as principais alegações para o pedido de impugnação da pesquisa estavam: o Sindicato não poderia ter solicitado uma pesquisa e que o presidente do Sincomerciários, Sérgio Ortiz, seria filiado a um partido político, o PP, e isso geraria parcialidade. A empresa responsável pelo levantamento dos dados foi notificada que está proibida a divulgação.

Já na segunda-feira, 26, a coligação “Renova Botucatu” (PR / REDE / PRP / PHS), que apoia o candidato Reinaldinho Mendonça, também pediu a impugnação da mesma pesquisa.

O presidente do Sincomerciários lamentou essa decisão. “Botucatu perde muito com isso. Não pedi essa pesquisa em meu nome, mas sim na função de presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Botucatu. Nossa intenção era apresentar o resultado aos trabalhadores”, lamentou Sérgio Ortiz.

Desta forma, sem nenhuma pesquisa registrada, e com menos de uma semana até as eleições municipais do dia 2 de outubro, após muitos anos os botucatuenses terão uma campanha sem o norte das pesquisas. “Sim, podemos afirmar que não terá pesquisa eleitoral em Botucatu nesta campanha. Pelas regras e pelo pouco tempo restante até as eleições, não dará mais tempo para termos pesquisas”, avisou o chefe do Cartório Eleitoral.

Jorna Leia Notícias

Últimas

Categorias