28 abril, 2024

Últimas:

Alpinista americano morre no Everest; número de mortos nesta temporada chega a 11

Anúncios

Um alpinista americano morreu, nesta segunda-feira (27), na descida do cume do monte Everest, informaram as autoridades do Nepal. Ele é o 11º a morrer na montanha durante esta temporada, e o 9º no lado nepalês. A causa da morte não foi esclarecida, diz a Reuters.

Christopher John Kulish, de 61 anos, escalou até o pico, de 8.848 metros, pela rota normal do sudeste pela manhã, mas morreu repentinamente no colo sul depois de descer do topo, afirmou Mira Acharya, do departamento de turismo do Nepal.

Anúncios

A maioria das mortes no Everest este ano foram atribuídas à exaustão e ao cansaço, que foram piorados pela superlotação no caminho de subida e descida do topo. A curta temporada de escalada termina este mês.

A foto, do dia 22 de maio, mostra a quantidade de escaladores do Everest. Muitas equipes tiveram que esperar por horas em filas para chegar ao topo. — Foto: Handout / Project Possible / AFP
A foto, do dia 22 de maio, mostra a quantidade de escaladores do Everest. Muitas equipes tiveram que esperar por horas em filas para chegar ao topo (Fotos: Handout/Project Possible)

Segundo o jornal “The New York Times”, alpinistas experientes acreditam que a quantidade excessiva de pessoas na montanha – principalmente de escaladores sem experiência – levou ao aumento no número de mortes.

Anúncios

“Você tem que se qualificar para fazer o Ironman[prova de triathlon considerada um dos eventos esportivos mais difíceis do mundo]”, disse Alan Arnette, escalador que também é especialista em subidas ao monte. “Mas você não precisa se qualificar para escalar a montanha mais alta do mundo?” questionou.

Um recorde de 381 escaladores foram autorizados a escalar o cume do lado nepalês nesta temporada. Outros 140 subiram a montanha pelo lado tibetano, diz a France Presse.

De acordo com o “The New York Times”, o diretor-geral do departamento de turismo do Nepal, Danduraj Ghimire, afirmou em uma entrevista neste domingo (26) que o grande número de mortes neste ano não estava relacionado a uma superlotação, mas porque havia menos dias de tempo bom para os escaladores chegarem ao cume com segurança. Ele também disse que o governo não considerava mudar o número de permissões.

A foto, de 29 de abril, mostra escaladores andando perto do acampamento 1 no Monte Everest, enquanto se preparam para para subir pela face sul da montanha a partir do Nepal. — Foto: Phunjo Lama / AFP
A foto, de 29 de abril, mostra escaladores andando perto do acampamento 1 no Monte Everest, enquanto se preparam para para subir pela face sul da montanha a partir do Nepal (Foto: Divulgação)

Cada permissão custa 11 mil dólares (cerca de R$ 44,2 mil) por pessoa, e cada titular de uma permissão é acompanhado por um guia, o que significa que mais de 750 pessoas estão na rota para a escalada, de acordo com os últimos dados disponíveis.

Aproximadamente 5 mil pessoas já chegaram ao topo da montanha em toda a história, e por volta de 300 morreram no monte. O topo do Everest foi alcançado pela primeira vez em 1953, pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo nepalês Tenzing Norgay.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 6,5 milhões

27/04/2024

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.718 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (27) no...

Categorias