Anúncios
O smartphone é um aparelho presente no dia a dia de muitas pessoas. Em muitos casos, sua presença é fundamental para que a pessoa possa trabalhar e se comunicar com os colegas de trabalho. O aparelho também é uma das formas diárias que as pessoas têm para se divertir e relaxar.
Contudo, ao escolher um modelo novo para comprar, não basta apenas optar por aquele de valor mais baixo. É necessário se atentar às características do aparelho, como se ele tem sistema iOS ou Android instalado, ou qual é a sua capacidade de armazenamento.
Anúncios
Neste texto, conheça um pouco mais sobre o que você precisa analisar para fazer a escolha ideal.
Sistema operacional
Os sistemas operacionais são as plataformas que realizam a interação entre o aparelho e o usuário, através de aplicativos e outras funções. Há no mercado uma variedade de opções, sendo que as principais são o sistema iOS (Apple), Android (Google), Blackberry e Windows (Microsoft).
Anúncios
O uso do sistema operacional ocorre de acordo com o desempenho multimídia, com o uso simultâneo de diversos aplicativos. Por isso, é necessário conhecer as características de cada um dos sistemas, para que você escolha aquele que melhor combine com suas necessidades.
Por exemplo, o iOS se destaca por ser funcional, intuitivo e veloz, além de ótimos gráficos. Porém, ele não é compatível com sites em Flash. O Android é reconhecido pela sua extensa lista de aplicativos disponíveis, além de ser compatível com sites em Flash.
O Blackberry não é um sistema recomendado para quem gosta de jogar no celular. Mas o seu teclado QWERTY facilita a digitação e ele conta com bons aplicativos para negócios. Por fim, o sistema Windows tem navegação rápida e eficiente, sendo ainda bom para jogos, mas sem a mesma diversidade que o sistema Android.
Processador
Além do sistema operacional, também é importante que o comprador esteja atento ao processador do smartphone. Ele é responsável por rodar o sistema e realizar as tarefas do aparelho.
Entre os aspectos que devem ser observados, um deles é a quantidade de núcleos. O chip pode ter quatro (quad-core), seis (hexa-core), oito (octa-core) ou mais núcleos. Quanto maior for esse número, maior é a capacidade do aparelho em realizar tarefas e processos simultaneamente.
Na questão de velocidade, a lógica é a mesma. Quanto maior for o valor dos GHz do aparelho, maior será o número de tarefas que cada núcleo pode fazer.
Memória RAM
Um aparelho que tenha pouca memória RAM passa a impressão que ele está travando toda hora e operando lentamente. Isso porque é nela que ficam os arquivos que estão sendo utilizados ao usufruir de algum aplicativo. Portanto, o desempenho do aparelho depende de uma boa memória RAM.
Assim, quem usa o celular com muitos aplicativos ou para jogar constantemente, não pode escolher um modelo com 1 ou 2 GB de memória RAM. O ideal, nesses casos, é preferível procurar modelos que tenham 8 ou mesmo 12 GB.
Armazenamento
Outra memória importante é em relação ao armazenamento do aparelho. Quanto maior ela for, também será a disponibilidade para instalar aplicativos e jogos, além de guardar arquivos como fotos e vídeos, e é onde fica instalado o sistema operacional. Os modelos mais básicos hoje contam com 16 GB, o que é considerado pouco nos padrões atuais.
Assim, é recomendado que o comprador procure por modelos com um tamanho intermediário de armazenamento, a partir de 64 GB. O tamanho pode ser ampliado com cartão de memória externo, para comportar mais arquivos.
Tamanho e modelo de tela
Avaliar a tela também é importante, já que é preciso se atentar ao tamanho e a resolução do modelo. A tela de aparelhos intermediários, hoje, já contam com resolução HD e HD+, enquanto smartphones mais caros contam com telas de características Full HD, Full HD+ e 4K.
Os modelos com telas do gênero OLED e AMOLED são mais caros, mas apresentam cores mais vivas e maior contraste. O padrão de taxa de atualização é de 60 Hz (ou 60 quadros por segundo), enquanto os modelos mais avançados contam com um display de 90 e 120 Hz. Isso deixa a movimentação mais fluida, ideal para quem costuma jogar no aparelho.
Bateria
Por fim, é necessário ficar de olho em mais um aspecto que preza pela comodidade do usuário: a bateria. Ela é fundamental para que você possa usá-lo na rua ou mesmo em casa e no trabalho, sem carregá-lo na tomada.
Modelos intermediários contam com baterias de cerca de 4000 mAh. Aparelhos de 5000 mAh ou mais são considerados com baterias de grande capacidade, com maior duração de funcionamento independente.