6 dicas para quem quer comprar um apartamento na planta

Interessados em um apartamento novo devem estar atentos à planta do imóvel e ao prazo de entrega.

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

A compra de um imóvel novo é um momento importante para qualquer pessoa. Para muitos, ele é a realização do sonho da casa própria. Para outros, também é a oportunidade de fazer um investimento valioso. Por isso, esse processo deve ser feito com o devido cuidado.

Para quem tem planos de comprar imóvel na planta, é preciso tomar uma série de precauções. A escolha do apartamento deve ser feita com paciência e de forma minuciosa, levando em conta uma série de fatores. Abaixo, conheça algumas dicas para não errar na sua escolha.

Compare as opções existentes no mercado

O mercado imobiliário atual conta com uma grande variedade de ofertas de apartamentos na planta. Aproveite essa condição e explore bastante as possibilidades que há em sua cidade. Converse com amigos e pesquise na internet para descobrir novos empreendimentos.

Com várias opções, você tem mais segurança e conforto para escolher o imóvel que melhor atende às suas necessidades. É possível ordenar as alternativas de acordo com o que é prioridade para você, como localização, preço, tempo de entrega, número de quartos, tamanho, vagas na garagem, área de lazer, entre outros.

Você pode até organizar uma tabela de informações, como tamanho, região, preço do metro quadrado, possibilidade de valorização e condições de pagamento. Por meio desse estudo minucioso, você reduz as chances de fazer uma escolha equivocada. Não tenha pressa nessa etapa: pesquise quanto for necessário para encontrar a opção ideal para você.

Atente-se à planta do imóvel

Analise as plantas de cada um dos imóveis que você está pesquisando com calma. Procure conhecer o tamanho total do apartamento e a disposição dos cômodos interiores: quantos eles são, qual é o tamanho de cada um, como eles estão interligados, qual é o número de janelas, como ocorre a disposição das portas, etc.

Isso é fundamental para que você encontre a alternativa que, de fato, irá atender às suas necessidades. Essas informações também são importantes para que você possa verificar se o valor cobrado pelo imóvel está condizente com a planta e o que ele tem a oferecer.

Verifique o prazo de entrega

Enquanto você faz a sua pesquisa, lembre-se de consultar o prazo de entrega estipulado pela construtora. Também informe-se quanto à tolerância eventual para o atraso no prazo determinado, que costuma ser de até 180 dias após a data estabelecida inicialmente.

Neste contrato, ainda estão explícitas as penalidades e as multas em caso de desistência do cliente ou da construtora. Certifique-se que o contrato também apresenta a garantia contra defeitos de segurança, assim como as informações sobre os prazos para o conserto de defeitos ou a troca de material de má qualidade.

Saiba o valor real do imóvel

Comumente, as tabelas com os preços dos imóveis divulgados pelas construtoras mostram o valor do pagamento à vista. O custo total, que considera os reajustes e os juros do pagamento ao longo da construção, não é informado ali.

Por isso, procure conhecer as condições de pagamento do imóvel, para que você esteja ciente do valor final na entrega das chaves. Não se esqueça de incluir as despesas adicionais no cálculo, como documentação e frete para a mudança dos móveis, pois tudo isso conta.

Peça cópia de todos os documentos

É fundamental que você exija uma cópia de todos os documentos relacionados à compra do apartamento, incluindo anúncios e demais formas de publicidade da construtora. Entre eles, você deve prestar atenção no registro do imóvel na prefeitura, nas construções de impacto no entorno do prédio e no memorial descritivo da obra.

Essa documentação deve incluir informações sobre o cálculo da área do imóvel e os materiais que foram utilizados na construção. Você também deve pedir um documento que prova que o terreno em que ele foi construído pertence à construtora. Caso tenha algum problema, esses documentos serão fundamentais para provar a negociação feita.

Conheça a obra durante a construção

Não fique por conta apenas do que está escrito no contrato e na propaganda. Tente acompanhar a evolução da obra e se tudo está nos conformes. Um acompanhamento mensal permite saber se os prazos estão sendo cumpridos e o material utilizado é o acordado no contrato.

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes