6 dicas de como fazer compras no supermercado de forma econômica e rápida

Organização é uma peça fundamental para economizar em suas próximas idas ao mercado

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Com a alta nos preços de alimentos da cesta básica, como arroz, óleo e farinha, o planejamento é um fator importante para economizar na próxima ida ao mercado. No momento da compra, é preciso definir suas prioridades para gastar somente com o que é realmente necessário.

Aqui, neste artigo, vamos dar diversas dicas para fazer compras em supermercado de maneira mais econômica e eficaz. Assim, é possível evitar que você esqueça de comprar algum produto importante ou gaste com itens supérfluos e acabe prejudicando o orçamento.

Não vá ao supermercado com pressa ou fome

Quando vamos ao supermercado nessas condições, geralmente, acabamos gastando muito mais do que deveríamos. Quem está com fome, por exemplo, costuma pegar um lanche para comer ali, durante ou após o pagamento das compras, o que gera um gasto a mais. É o famoso “comer com os olhos”, algo que é estrategicamente pensado como meio de atração entre cliente e produtos.

A pressa também é inimiga do nosso orçamento. Sempre que vamos ao mercado com pouco tempo para realizar aquela atividade, acabamos levando mais produtos do que devemos e esquecemos de pegar algum item importante da nossa lista. Por isso, sempre coma antes de ir ao mercado e separe um tempo na agenda para não fazer as compras na correria. Isso evitará distrações e estresse desnecessários

Faça uma lista de compras

Definir as prioridades é importante para economizar nas compras. Então, antes de ir ao supermercado, sempre faça uma lista de tudo que precisa adquirir. Isso irá evitar que você deixe de pegar algum produto que está em falta na sua casa.

Dessa maneira, você tem um guia do que precisa comprar no mercado e mantém suas contas dentro do orçamento e do planejado. Se você notar que vai sobrar algum dinheiro, ainda pode comprar mais algum produto sem sair do seu planejamento.

Vá ao mercado em horários menos movimentados

Outra dica para economizar e fazer as compras com rapidez é preferir ir ao mercado em horários de menor movimento. Escolha as manhãs ou o início da tarde em dias de semanas para fazer suas compras.

Caso você trabalhe e só consiga ir ao mercado no fim de semana, procure chegar bem cedo aos sábados e deixar as compras para a segunda metade do mês, quando o movimento costuma ser menor.

Mapeie as promoções

Outra dica para economizar nas compras é mapear as promoções em diferentes mercados. Geralmente, estabelecimentos concorrentes possuem lojas próximas uns aos outros. Você pode economizar e não perder tanto tempo se focar na busca por ofertas em mercados do seu bairro, que são próximos a sua casa.

Assim, se for vantajoso, divida as compras em cada um deles, de acordo com as ofertas. Você pode comprar frutas em um supermercado, carne e frango em outro, arroz e feijão em um terceiro estabelecimento, sempre aproveitando as promoções. Pesquise antes de gastar!

Dê preferência aos alimentos não perecíveis

Os alimentos não perecíveis são aqueles que têm um prazo de validade maior e podem passar mais tempo na dispensa, ou seja, esse tipo de comida não possui tantas restrições para se manter conservado.

Muitos destes alimentos são bastante importantes na sua mesa, como, por exemplo, o arroz, o feijão, o macarrão, o café, o açúcar, entre outros. Sempre leve os produtos com prazo de validade mais estendido possível. Assim, você pode diminuir a sua necessidade de novas compras no mês, focando apenas nos itens de geladeira.

Seja fiel ao seu orçamento

Mesmo com a alta nos preços de alimentos básicos, é preciso manter-se fiel ao orçamento. Se for necessário, substitua um produto por outro equivalente, que esteja mais barato.

Para seguir o orçamento à risca, explore outra dica que demos acima: mapeie as promoções. Assim, você pode comprar tudo o que precisa e consegue manter os gastos dentro do seu orçamento mensal, sem tanta dificuldade. 

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes