28 março, 2024

Últimas:

6 hambúrgueres diferenciados que estão em alta

Anúncios

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Gastronomia, o consumo de hambúrguer no Brasil cresceu 575% entre 1994 e 2004. A abertura de diversas hamburguerias, em várias áreas do país, nos últimos anos, especialmente, aquelas que oferecem hambúrgueres artesanais, é um dos sinais dessa popularização em escala nacional.

Essa refeição surgiu nos Estados Unidos, em meados do século XIX, baseada em uma receita alemã, feita de bolo de carne cozido. Contudo, a popularização desse prato ocorreu somente na década de 1940, após o surgimento de redes como o McDonald’s, chegando ao Brasil na década seguinte.

Anúncios

Alguns fatores são fundamentais para definir a sua qualidade: o tipo de hambúrguer, sua umidade, maciez e espessura. Nos últimos anos, cresceu a busca por hambúrgueres com sabores diferentes e ingredientes inovadores. Confira alguns deles a seguir.

Queijo e cebola caramelizada

Um dos hambúrgueres que vêm se destacando nos últimos anos são aqueles contendo queijo e cebola caramelizada na fatia de carne, sendo especialmente indicado para quem gosta de sabores agridoces.

Anúncios

Simples e rápida de ser feita, a carne recomendada para esse tipo é a fraldinha — de sabor mais suculento e textura macia. É possível escolher entre diferentes tipos de queijo, desde o prato e a mussarela até o gorgonzola, ingrediente gorduroso que exige um hambúrguer feito de carne mais magra.

Molho barbecue e anel de cebola frita

Outra receita que conquistou cada vez mais fãs é o hambúrguer com molho barbecue e anel de cebola frita, aperitivo dos Estados Unidos conhecido como onion ring.

Entretanto, nessa receita, as cebolas não são aperitivos, mas acompanhamento do hambúrguer. Uma dica importante é não deixar a cebola fritando por muito tempo, pois, além de perder a crocância, o excesso de óleo reduz a percepção de sabor da carne.

Geleia de pimenta

A geleia de pimenta é um ingrediente que vem se popularizando em inúmeros aperitivos em bares e botecos brasileiros nos últimos anos, como ocorre no delicioso dadinho de tapioca.

O hambúrguer misturado à geleia de pimenta é outra opção para quem gosta de sabores agridoces e picantes, mais marcantes. Nessa receita, vale acrescentar alface, mussarela e tomate, a fim de equilibrar o sabor forte da carne e da pimenta.

Shiitake e farofa de bacon

O shiitake é o segundo cogumelo comestível mais consumido no mundo atual. Com uma coloração mais escura, puxada para o marrom, esse ingrediente é uma boa pedida não só em pratos vegetarianos, mas também com hambúrguer.

Para quem gosta muito de carne, vale preparar uma farofa de bacon e acrescentá-la ao lanche. Para prepará-la, pique e frite o bacon. Então, mexa-o na farinha de mandioca, devidamente misturada à manteiga de garrafa aquecida.

Salmão com hortelã

Se você não é muito fã de carne vermelha, existem outros ingredientes que podem ser usados para preparar um delicioso hambúrguer. Um deles é o salmão, cuja carne é saborosa e fonte rica de ômega-3, substância anti-inflamatória que diminui riscos de artrite e previne o envelhecimento precoce da pele.

Na hora de cozinhar a posta de salmão, além do alho e do azeite, acrescente um pouco de hortelã picada no final. A mistura confere um gosto refrescante e leve ao hambúrguer.

Leguminosas e abóbora

Para quem não come nenhum tipo de carne e adora hambúrguer, uma boa opção é substituir a carne por leguminosas, como feijão, grão-de-bico e lentilha. Se escolher o grão-de-bico, lembre-se de que ele precisa ficar, em média, 12 horas de molho na água.

Outra opção para quem gosta de vegetais é o hambúrguer de abóbora. Além de colorida, essa opção tem sabor equilibrado. Após cozinhar a abóbora, misture-a com um pouco de nozes picadas. Isso ajuda a moldar o hambúrguer, dando um toque crocante ao prato.

Últimas

Lifezone Metals fecha colocação privada de US$ 50 milhões em debêntures conversíveis sem garantia

28/03/2024

Anúncios A Lifezone Metals Limited ( NYSE: LZM )tem o prazer de anunciar o fechamento em...

Categorias