26 abril, 2024

Últimas:

5 dicas para economizar no churrasco

Anúncios

Considerado um dos alimentos favoritos dos brasileiros, a carne está mais salgada – e não é no prato, mas no bolso. Até março deste ano, o produto já tinha sofrido um aumento de 29,5% nos últimos doze meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Os principais motivos para a alta foram problemas climáticos e aumento dos custos. A menor disponibilidade de gado, que já vem desde o ano passado, também contribuiu para a mudança do valor. Diante disso, os consumidores estão se questionando sobre como fazer um churrasco gastando pouco. Será que é possível? Sim, como será visto a seguir!

Anúncios

1 – Saiba exatamente quem irá ao churrasco

Pode até parecer algo simples, mas muitas pessoas se esquecem de calcular a quantidade de carne que irão comprar. Por isso, elas erram para menos, deixando os convidados desapontados ou, ainda, adquirem quilos a mais que depois deverão ficar congelados.

Um truque interessante é calcular 400 gramas por pessoa. Então, se o churrasco tiver 6 indivíduos para comer, será necessário comprar 2 quilos e 400 gramas. Isso inclui carne vermelha, linguiça e frango.

Anúncios

2 – Planeje acompanhamentos

Por mais que alguém goste de proteína, um churrasco não é feito apenas de proteína. Dessa forma, é interessante pensar em alguns complementos para a carne, como arroz, salada, farofa e até maionese.

Além de agradar as pessoas, os acompanhamentos servirão para balancear os custos. Afinal, os outros pratos costumam ter um custo mais baixo.

3 – Busque cortes alternativos

Na hora de comprar a carne, muitas pessoas focam em alguns cortes mais populares, como a picanha. No entanto, existem muitas outras opções que também são saborosas, mas mais em conta.

Segundo estas informações das ofertas do Tenda Atacado, fraldinha, maminha e baby beef são exemplos de carnes mais baratas do que picanha. A diferença pode chegar a R$ 20, sendo que, de acordo com a rede atacadista, todas essas opções são adequadas para serem consumidas na brasa de um churrasco.

4 – Invista na carne de porco

Diferentemente de outros países, no Brasil, não é comum consumir carne de porco no churrasco. Porém, essa mudança pode ser bastante vantajosa, já que a proteína também é saborosa e sofreu menos aumento do que a bovina.

Para acompanhar cortes como pancetta e pernil, é interessante optar por molhos agridoces, como barbecue e de frutas.

5 – Faça hambúrgueres caseiros e kaftas

Uma alternativa para diminuir os custos é optar por hambúrgueres e kaftas caseiros. Eles podem ser feitos com carnes mais baratas, como paleta e acém.

Dessa forma, além de oferecer mais um prato no churrasco, é possível economizar com a proteína. Afinal, será possível comprar menos cortes caros, ao mesmo tempo em que os convidados não deixam de ter bastante alimentos. Sem contar que tanto o hambúrguer quanto a kafta são alimentos que grelham com facilidade, o que ajuda a diminuir a ansiedade e fome de todos.

Ainda que o preço da carne esteja assustando, é importante que o consumidor busque alternativas para fazer churrasco pelo menos de vez em quando. Como visto, existem alguns truques que podem ser adotados para diminuir os custos do evento, sem deixar de lado o principal, que é a comida de qualidade.

Foto Pixabay

Últimas

Arki1 conquista prêmio de Google Cloud 2024 na América Latina

26/04/2024

Vencedora do prêmio Partner of the Year pelo 5º ano consecutivo, empresa oferece treinamento especializado na...

Categorias