4 itens que te ajudam a dormir bem

Estresse e ansiedade podem comprometer o descanso e a imunidade. Saiba o que pode te ajudar a pegar no sono tranquilamente.

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Dormir bem é essencial para a manutenção da boa saúde. O descanso apropriado fortalece a imunidade e previne doenças, ajudando a relaxar o corpo e a mente. Infelizmente, por conta da pandemia, muitas pessoas têm visto o sono ser prejudicado devido ao estresse e à ansiedade.

Desse modo, por estarem sozinhos com os próprios pensamentos, para esses indivíduos, a hora de dormir acaba se tornando um momento de angústia que atrapalha o descanso. Por isso, é fundamental preparar seu corpo e seu cômodo para adormecer e, dessa forma, tentar descansar adequadamente.

Uma noite de sono apropriada é capaz até de trazer boas ideias e soluções para problemas que, na noite anterior, pareciam impossíveis de serem resolvidos. A seguir, confira seis itens que podem facilitar o momento de adormecer.

1.  Roupa certa

Para que você consiga dormir e permaneça relaxado, é fundamental que o quarto esteja em uma temperatura agradável, e isso passa pela escolha da roupa que será usada nesse momento. Um pijama de verão não combina com o inverno, e vice-versa.

O traje de dormir também deve ser confortável. Esqueça a roupa que foi usada ao longo do dia e substitua-a por um pijama adequado. Se for o caso, remova etiquetas, alças desconfortáveis e elásticos apertados. Dormir de meia ou não é uma decisão pessoal. Escolha aquilo que te faz sentir melhor antes de ir deitar.

2.  Tapa-olhos

Por menor que seja, a claridade é capaz de atrapalhar muito o sono. Isso acontece porque temos receptores na nossa retina que detectam o menor sinal de iluminação e avisam o cérebro de que é preciso ficar alerta.

Algumas pessoas são mais sensíveis a esses receptores que outras. Assim, até a luz de stand-by da televisão é capaz de causar o incômodo e prejudicar o adormecer de alguns indivíduos.

Nesses casos, além de tirar todos os equipamentos da tomada, apagar as luzes e até desligar o celular (ou deixá-lo em outro cômodo antes de ir para a cama), um tapa-olhos pode ajudar.

Essas máscaras costumam cobrir os olhos e devem ficar bem justas no rosto para terem o efeito indicado. Experimente várias para saber qual é o tamanho indicado para si e priorize as que são feitas de algodão.

Por ser mais confortável, o algodão não esquenta muito, absorve o suor e facilita a adaptação do usuário ao acessório, uma vez que, nos primeiros dias, é normal estranhar usar algo cobrindo os olhos.

3.  Água fresca

Tem gente que costuma sentir muita sede durante a noite e acaba despertando para poder tomar água. Previna esse tipo de incômodo ao deixar uma caixa térmica com água fresca e gelada ao lado da cama. Dê alguns goles antes de se deitar para manter o corpo bem hidratado.

Se preferir, substitua a água por um chá calmante, como erva-doce, capim-cidreira ou camomila. Evite bebidas com cafeína, que são estimulantes, como café, chá preto, refrigerante de cola e guaraná.

4.  Ritual noturno

Deite-se apenas quando o sono chegar. Evite ir para a cama se não estiver cansado para que você não fique virando de um lado para o outro do colchão, gerando uma experiência ruim. Evite ler, trabalhar e até assistir à televisão no local em que dorme. Essas atividades são consideradas estimulantes e podem prejudicar o bom sono.

Antes de deitar, procure fazer exercícios relaxantes, como movimentos de ioga, alongamentos e, principalmente, meditação. Tente esvaziar a mente dos problemas do cotidiano e trabalhe a respiração a fim de aliviar o estresse e conseguir adormecer.

Conteúdo Produzido para o Jornal Leia Notícias

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