3 centros confiáveis de adoção animal em São Paulo

Com maior número de abandono de animais no país, capital paulistana também tem serviços de adoções com trabalho extraordinário

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Os animais domésticos são verdadeiros companheiros. Quem tem um cachorro ou um gatinho em casa sabe bem disso. Contudo, é importante lembrar que, além de serem ótimas companhias, os animais necessitam de cuidados e, é claro, um lar para chamar de seu. Infelizmente, essa não é uma realidade possível para todos os animaizinhos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil, existem, aproximadamente, 30 milhões de animais abandonados nas ruas do país. Por isso, é cada vez mais importante entender a responsabilidade social de ser tutor de um animal, o que inclui não só não abandoná-lo, mas também optar pela adoção em vez da compra.

A cidade de São Paulo é líder no número de abandonos. Existem, pelo menos, dois milhões de animais que foram abandonados nas ruas da capital. Os dados são da Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA).

Quem está na terra da garoa e pretende aumentar a família com um amigo peludo deve considerar organizações sérias e comprometidas com o bem-estar animal. Confira algumas delas em nossa lista a seguir.

Matilha Cultural e Natureza em Forma

A Matilha Cultural é, provavelmente, uma das instituições envolvidas com a causa mais conhecidas de São Paulo, indo além da adoção. A entidade sem fins lucrativos apoia causas sustentáveis de maneira ampla. Dentro do fomento dessa prática, está a feira de adoção.

Ela acontece todos os domingos, no bairro da República, centro de São Paulo, em parceria com a Natureza em Forma. O diferencial é que, na feira, os animais ficam soltos e, dessa maneira, os potenciais donos podem conhecer os bichinhos mais livremente.

Além das adoções, a Natureza em Forma recebe doações de mantimentos para a manutenção do bem-estar dos animais que estão abrigados na instituição até serem adotados. A organização também mantém um brechó que recebe doações. Nele, o valor das vendas é revertido em recursos para o funcionamento da entidade.

COSAP

A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP) é um órgão da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo. O serviço de adoção oferecido está relacionado com o recolhimento e o abrigamento de animais adultos em situação de rua. O órgão fica em Santana, na Rua Santa Eulália, 86, e seu horário de atendimento para adoção começa às 9h, de segunda a sexta.

Quem optar por adotar por meio da COSAP deverá apresentar documentos de identificação no ato, bem como comprovante de residência dos últimos três meses, além do comprovante de pagamento de uma taxa pública de adoção no valor de R$ 25,00. Também é essencial levar coleira, guia ou uma caixa para o transporte do animal.

Catland

A “terra dos gatos”, como o nome já indica, é uma ONG focada na atenção dos bichanos. Além da adoção, o principal objetivo da organização é a sensibilização da sociedade civil com a questão do abandono animal, o que inclui a filosofia da guarda responsável.

Além disso, faz parte dos interesses da Catland o controle populacional dos gatos de rua, o que inclui a conscientização sobre a castração dos animais recolhidos e adotados. Desde 2012, quando foi fundada, até os dias de hoje, já foram atendidos mais de 6.300 gatos em situação de abandono.

Para aqueles que desejam adotar um gatinho, a ONG mantém uma página atualizada na internet com todos os animais que estão disponíveis para adoção, além de uma página no Instagram com fotos de vários bichanos a espera de um lar.

Conteúdo produzido para o Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes