30 abril, 2024

Últimas:

Youtuber botucatuense chega a 26 mil inscritos e ganha patrocínio

Anúncios

O sonho de muitos adolescentes, como que por acaso, se tornou uma alternativa de renda para o artista plástico de Botucatu, Renato Fernandes, que já na meia idade, com 42 anos, foge dos padrões dos Youtubers da moda e mantém um canal que atualmente tem mais de 26 mil assinantes, com vídeos com mais de 800 mil visualizações.

O canal conhecido como “Pano Hippie” ensina artesãos e artistas a trabalharem com artesanato e, segundo Fernandes, a satisfação de ser youtuber não tem relação nenhuma com a renda que gera, mas sim o retorno social. “Sempre recebo relatos de pais de famílias dizendo que conseguem manter as despesas da casa graças aos ensinamentos que passo nos vídeos e isso não tem preço”, garante.

Anúncios

Porém, nem tudo são flores. Graças ao canal, Renato Fernandes já recebeu ameaças de morte e muitas represálias de haters (pessoas que praticam “bullying virtual” ou “cyber bullying”). “No início eu ensinava muito artesanato hippie e para esse pessoal que trabalha basicamente nas ruas existe a filosofia de que algumas técnicas devem ser aprendidas nas ruas. Por quem tem cara e coragem de enfrentar a BR (viver viajando pelo mundo)”, explica.

Diante das ameaças o artesão decidiu mudar o foco e passar a transmitir ensinamentos mais técnicos e que exigem ferramentas mais pesadas, como Impressora 3D (atual área de atuação do artista), lixadeiras e outras máquinas elétricas, bem como materiais impossíveis de manusear em praça pública, como: resina, silicone, látex e outros. “Quando as ameaças começaram a ficar mais sérias cheguei a fechar o canal. Mas a declaração de um garoto, me agradecendo, pois atualmente seu pai desempregado estava vendendo artesanato nas ruas e tirando todos eles do sufoco me fez retornar”

Anúncios

Quinze dias após esse retorno, Fernandes conseguiu profissionalizar ainda mais o seu espaço conquistando patrocínio da empresa “Redelease”, uma das maiores fabricantes e distribuidoras de resina e silicone do País. “A satisfação é muito grande e ratifica uma história de 9 anos, pois quem vê hoje o canal com 26 mil assinantes nem imagina que tudo começou há nove, sem nenhum assinante e durante anos o máximo de audiência que conseguia nos vídeos era de 30 a 40 visualizações. Nunca tive expectativas com o canal, era um hobby que atualmente está tomando proporções enormes, afinal 26 mil pessoas lotam, no mínimo 3 vezes, o Ginásio de Esportes Mário Covas”, comparou.

Para os iniciantes, Renato Fernandes aconselha insistir no sonho e não desistir, mas ressalta que a paciência é uma das virtudes que qualquer pessoa disposta a se tornar Youtuber deve ter. “Não se chega nada da noite para o dia. Para quem está começando é importante manter o pé no chão e ter disposição de errar, errar muito, mas insistir corrigindo os erros ao longo do caminho. Não é fácil e nem rápido”, finaliza.

Quem quiser conhecer o canal de Renato Fernandes, basta acessar este endereço: https://www.youtube.com/user/Renatoferna

O canal também tem uma página no Facebook – www.facebook.com/panohippieartesanato.

 

Fonte: Jornal Leia Notícias

Últimas

Esri lança mapa de cobertura do solo mais recente com dados atualizados do satélite Sentinel-2

30/04/2024

Mapas anuais de alta resolução de 10 metros de 2017–2023 disponíveis no ArcGIS Living Atlas of...

Categorias