18 abril, 2024

Últimas:

Vulcão Fagradalsfjall entra em erupção na Islândia

Anúncios

Um vulcão na montanha Fagradalsfjall, na Islândia, entrou em erupção nesta sexta-feira (19) após semanas de pequenos terremotos atingirem o país. O fenômeno aconteceu a apenas 30 quilômetros de Reykjavik, a capital islandesa.

Segundo o Escritório Meteorológico da Islândia, não há risco imediato para os moradores da capital e de outros vilarejos nas proximidades da erupção. Porém, as autoridades pedem que as pessoas não se aproximem do vulcão, em hipótese alguma. O alerta de voos do país foi alterado para vermelho pela primeira vez em vários anos.

Anúncios

Lava escorre de vulcão na Islândia nesta sexta-feira (19) — Foto: Icelandic Meteorological Office (IMO) via Reuters
Lava escorre de vulcão na Islândia nesta sexta-feira (19) (Foto: Icelandic Meteorological Office)

O vulcão está localizado no meio da Península de Reykjanes, que liga a capital islandesa Reykjavik ao Aeroporto Internacional de Keflavik. A área também fica perto do famoso resort de fontes termais da Lagoa Azul, mas não há indicação de pessoas ou propriedades em risco.

Por causa das centenas de abalos dos últimos dias, as autoridades do país já previam uma erupção. Mais de 40 mil tremores aconteceram na Península de Reykjanes apenas nas quatro últimas semanas. É muito mais do que a média de até 3 mil terremotos por ano na Islândia, que é uma ilha no Atlântico Norte com intensa atividade sísmica.

Anúncios

Em 2010, o vulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção e causou transtornos à malha aérea de praticamente toda a Europa. Isso porque a cratera fica embaixo de uma geleira. Quando a lava saiu, a neve começou a evaporar e criou uma grande nuvem de fumaça, que, junto com as cinzas do vulcão, fechou o espaço aéreo de muitos países.

Imagens do céu avermelhado à distância circulam em redes sociais. Veja abaixo.

Fonte: Yahoo! – Foto: Icelandic Meteorological Office (IMO)

Últimas

Categorias