26 abril, 2024

Últimas:

Vulcão entra em atividade na Nicarágua e lança gases e cinzas a até 60 metros de altura

Anúncios

O vulcão Telica, um dos mais ativos da Nicarágua, registrou nesta quarta-feira (29) explosões de gases e cinzas que puderam ser avistadas por várias comunidades da região como uma nuvem espessa. Segundo o serviço de monitoramento de vulcões do país, não houve relatos de danos.

“As cinzas do vulcão, que tem 1.061 metros de altura, subiram entre 30 e 60 metros e caíram de volta para sua cratera”, informou o Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atendimento a Desastres (Sinapred).

Anúncios

O vulcão Telica, da Nicarágua, registrou nesta quarta-feira (29) explosões de gases e cinzas — Foto: Divulgação/INTI OCON/AFP
O vulcão Telica, da Nicarágua, registrou nesta quarta-feira (29) explosões de gases e cinzas (Fotos: Divulgação/INTI OCON)

O Telica fica localizado a 20 km da cidade de León, no noroeste do país. O Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter) mantém uma estação sísmica perto do topo do vulcão desde 1993.

O Telica emite erupções de gases e cinzas desde 1527. Elas se espalham por vários quilômetros. Durante uma delas, ocorrida em 1948, o cheiro forte de enxofre provocou “distúrbios estomacais e sangramento de nariz em várias pessoas no povoado de Telica”, segundo relatórios do Ineter.

Anúncios

Fonte: Yahoo!

Últimas

Mercado de precatórios passa por uma revolução silenciosa

Mercado de precatórios passa por uma revolução silenciosa

26/04/2024

Plataformas digitais inovam no mercado secundário de precatórios com assinaturas eletrônicas e blockchain, aumentando a transparência...

Categorias