28 março, 2024

Últimas:

Vulcão continua em erupção em La Palma; aeroporto é reaberto

Anúncios

O aeroporto da ilha espanhola de La Palma, no arquipélago das Canárias, foi reaberto neste domingo (26), depois de ter sido fechado no sábado (25), por causa do acúmulo de cinzas nas pistas, causado pela erupção do vulcão Cumbre Vieja.

A administradora de aeroportos espanhola, a Aena, informou que o aeroporto voltou a operar após o trabalho de limpeza das cinzas realizado durante a noite. Porém, o vulcão continua a lançar lava e nuvens de cinzas sobre a região.

Anúncios

O conselho da Aena é que os viajantes entrem em contato com sua companhia aérea antes de irem ao aeroporto. Segundo a agência de notícias Reuters, muitos voos permanecem cancelados.

O fechamento causou longas filas no porto de Santa Cruz de La Palma, com muitas pessoas tentando viajar de balsa para as ilhas vizinhas, principalmente para Tenerife.

Anúncios

Mais lava

Captura de tela de imagens de drones mostra lava fluindo após erupção do vulcão em La Palma neste domingo (26) — Foto: Reuters
Captura de tela de imagens de drones mostra lava fluindo após erupção do vulcão em La Palma neste domingo (26) (Foto: Reprodução)

O fechamento do aeroporto coincidiu com o aparecimento de novos fluxos de lava, o desabamento de parte do cone e a intensificação da atividade do vulcão.

Neste domingo, há dois fluxos de lava ativos, um rápido para o norte e outro mais lento para o sul, segundo especialistas. O vulcão entrou em erupção há uma semana.

As autoridades das Canárias confirmaram que não há registro de feridos ou mortos após essa nova erupção. O maior perigo no momento são os estragos nas colheitas de alimentos na região.

De acordo com os últimos dados do Copernicus, o sistema de medição geoespacial europeu, a lava já destruiu 461 imóveis, ou seja, mais 41 em 24 horas – e cobriu cerca de 212 hectares da ilha.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Rauva descomplica burocracia para brasileiros que desejam abrir negócio em Portugal

28/03/2024

Anúncios LISBOA, Portugal, March 28, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Portugal é um destino cada vez mais...

Categorias