Volta às aulas: dicas para o seu filho já começar o segundo semestre com nota 1

As aulas do segundo semestre estão recomeçando. Esse retorno costuma ser um período mais sensível para as crianças e até para os jovens. Afinal, todo recomeço é um novo começo. Os vínculos precisam se restabelecer, há novamente um esforço para se adaptar aos horários, ao espaço, aos colegas, aos professores e aos novos desafios… Até mesmo para os adultos, a retomada de uma rotina é difícil: volta aquele corre-corre de manhã, a pressa para não chegar atrasado, leva e busca, “como foi na escola hoje?” e “já fez o dever de casa?”. Converse com o seu filho sobre o retorno à escola Ajude a criança a lembrar que é muito importante ir para a escola e quanta coisa gostosa ela faz por lá, quanta coisa ela aprende; fale dos amigos, do recreio.

Valorize esse momento

Ajude a arrumar o material, a separar o uniforme. Rever os cadernos do semestre anterior também é uma forma de ligar de novo a chavinha da escola.

Vá com ele para a escola no os primeiros dias de aula

Programe-se para levá-lo à escola  não importa se ele vai fazer esse caminho sozinho ou com os amigos depois.
Converse com os professores

Quando você vai à escola desde o primeiro dia, já começa com o pé direito, estabelecendo
uma boa relação com os educadores de seus filhos. E isso é outra coisa que as pesquisas confirmam: a aproximação entre a família e os educadores só gera resultados positivos para a aprendizagem.
Nada de fazer mudanças muito bruscas

Se o seu filho assistiu muita televisão nas férias e você quer que ele diminua a quantidade durante o período de aulas, tem de realizar a tarefa aos poucos, pois as crianças sofrem mais com mudanças radicais. Vá diminuindo o tempo diário de TV gradualmente. O mesmo vale para as horas de sono, o horário de acordar e o tempo para brincar.

Jornal Leia Notícias

Scroll Up