Você talvez esteja descongelando seus os alimentos da forma errada há muito tempo

A maioria de nós descongela os alimentos no “piloto automático” – tiramos a comida do congelador e a deixamos na geladeira durante a noite, ou a colocamos no micro-ondas.

No entanto, de acordo com cientistas de alimentos da Noruega, este não é o jeito certo de descongelar o seu jantar, e a melhor maneira de fazê-lo é usando água.

Susanne Ekstedt, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Técnica SP da Suécia, em Gotemburgo, diz que é melhor descongelar o alimento em água se você planeja usá-lo imediatamente.

O método correto é selar sua comida com plástico e aquecê-la usando água fria diretamente da torneira (já que a água é um bom condutor).

Como resultado, o alimento descongelado ficará com um sabor melhor.

Ekstedt disse ao Metro: “Isso é algo que cientistas de alimento já sabem há muito tempo. No entanto, este conhecimento costuma ficar restrito à indústria alimentícia. A maioria das pessoas parece não ser consciente disso.”

Bjørg Egelandsdal, professor da Universidade Norueguesa de Ciências Vivas na cidade de Ås, também disse: “Nunca houve nenhuma evidência científica por trás da recomendação de que a comida deve ser descongelada na geladeira.”

“Talvez o conselho seja baseado na ideia de que descongelar o alimento na geladeira é mais higiênico. Realmente devemos armazenar carnes e outros alimentos na geladeira quando estão descongelados, mas é melhor descongelar a comida rapidamente com a ajuda da água se você vai usá-la imediatamente.”

Conselhos para descongelar alimentos

– Sempre descongele completamente antes de cozinhar o alimento.

– Limpe e desinfete a pia após descongelar comida nela.

– Use apenas água fria para descongelar alimentos.

– Mesmo quando a comida parece descongelada por fora, verifique se ela está completamente descongelada por dentro.

– Descongele pequenas porções de comida para obter melhores resultados.

– Congele carnes e peixes antes da sua data de validade.

– Coma carnes e peixes em até 24 horas após descongelá-los.

– Nunca volte a congelar carnes e peixes após descongelá-los.

Fonte: Yahoo Vida e Estilo

Scroll Up