Anúncios
Cerca de 600 venezuelanos que permaneciam em um acampamento às margens do rio Bravo, em Ciudad Juárez, no México, cruzaram a fronteira com os Estados Unidos para pedir asilo, depois que um juiz americano suspendeu uma restrição migratória, informaram autoridades nesta quinta-feira (17).
Os venezuelanos deixaram as barracas que ocupavam desde o fim de outubro na quarta-feira e atravessaram o rio “para se entregar à patrulha fronteiriça” americana, reportou a administração de Ciudad Juárez em um comunicado, no qual estimou em “mais de 600” o número de migrantes.
Anúncios
“Eles estão se entregando para pedir asilo”, disse hoje à AFP Santiago González, diretor de um abrigo público na cidade.
A partida dos venezuelanos acontece depois de o juiz americano Emmet Sullivan ditar na terça-feira que o Título 42, aplicado desde o governo Donald Trump como medida anticovid, foi utilizado contra os migrantes de maneira “arbitrária e caprichosa” para bloquear seus pedidos de asilo.
Anúncios
Por solicitação do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês), o mesmo juiz concedeu cinco semanas ao governo Joe Biden para se preparar para uma temida avalanche de migrantes, a imensa maioria latino-americanos. A sentença de terça-feira entrará em vigor à meia-noite de 21 de dezembro.
De janeiro a 22 de setembro, as autoridades fronteiriças dos Estados Unidos interceptaram 2,3 milhões de migrantes.
Apenas em outubro, foram 185.527 pessoas interceptadas ao longo da fronteira com o México, um aumento de 1,5% em um mês, segundo a Agência de Alfândega e Proteção Fronteiriça (CBP, na sigla em inglês). A grande maioria foi rejeitada em virtude do Título 42.
O número de venezuelanos, cubanos e nicaraguenses que tentam cruzar a fronteira terrestre aumentou 149% com relação a outubro de 2021, enquanto o de procedentes do México e do norte da América Central caiu 12%, segundo dados oficiais.
Em 12 de outubro, os governos de Washington e México anunciaram um acordo autorizando 24.000 venezuelanos a entrarem nos Estados Unidos mediante uma solicitação formal e por via aérea, enquanto os que entrassem ilegalmente seriam devolvidos ao território mexicano.
Fonte: Yahoo!