19 de junho, 2024

Últimas:

Urutau, a ‘ave fantasma’, é flagrado no Samu em Vargem Grande do Sul

Anúncios

Conhecido como ‘ave fantasma’, um urutau foi flagrado por funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Vargem Grande do Sul (SP), nesta terça-feira (27).

O pássaro pousou na grade que compõe a cerca de segurança da base do Samu e chamou atenção dos trabalhadores e de quem passava pelo local.

Anúncios

Urutau, conhecido como 'ave fantasma', é flagrado no Samu de Vargem Grande do Sul — Foto: Leandro Cassiano/Arquivo Pessoal
Urutau, conhecido como ‘ave fantasma’, é flagrado no Samu de Vargem Grande do Sul (Foto: Leandro Cassiano/Arquivo Pessoal)

“A minha colega Márcia viu e chamou pra ver. Eu nunca tinha visto. Aí tiramos a foto e pesquisamos no Google”, contou o condutor Leandro Cassiano, que também disse estar acompanhado da técnica em enfermagem Silvana Tartoratti.

A presença da espécie em áreas urbanas é esperada principalmente nos meses de abril e setembro. É uma ave noturna, não é rara, mas é difícil de ver pois se camufla muito. Ela fica parada como se fosse um tronco.

Anúncios

Urutau é flagrado no Samu em Vargem Grande do Sul — Foto: Leandro Cassiano/Arquivo Pessoal
Urutau é flagrado no Samu em Vargem Grande do Sul (Foto: Leandro Cassiano/Arquivo Pessoal)

Urutau

De hábitos noturnos, o urutau também é conhecido como mãe-da-lua. Hábil ao extremo, captura as suas presas durante voos exatos, onde dribla as árvores no meio da floresta densa.

Durante o dia, dizem, parece uma estátua, de tão imóvel que fica. Aliás, sua plumagem (que tanto pode ir do cinza ao marrom, com o peito com um desenho negro) é um prato cheio para se camuflar.

Sob essa mesma “armadura” de penas ela também costuma aconchegar seus filhotes. A espécie Nyctibius griseus é a mais comum entre as cinco existentes no Brasil. Um macho adulto pesa entre 160 e 190 gramas e chega a alcançar 37 centímetros de comprimento, por outros 85 de envergadura.

O nome urutau tem origem guarani. Vem da junção de guyra (ave) + tau (fantasma). Isso é graças a sua capacidade de se transformar em prolongamentos de galhos, de tão perfeito que é o seu disfarce.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Maus hábitos com a saúde prejudicam o aprendizado...

Categorias