Anúncios
Conhecido como ‘ave fantasma’, um urutau foi flagrado por funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de Vargem Grande do Sul (SP), nesta terça-feira (27).
O pássaro pousou na grade que compõe a cerca de segurança da base do Samu e chamou atenção dos trabalhadores e de quem passava pelo local.
Anúncios
“A minha colega Márcia viu e chamou pra ver. Eu nunca tinha visto. Aí tiramos a foto e pesquisamos no Google”, contou o condutor Leandro Cassiano, que também disse estar acompanhado da técnica em enfermagem Silvana Tartoratti.
A presença da espécie em áreas urbanas é esperada principalmente nos meses de abril e setembro. É uma ave noturna, não é rara, mas é difícil de ver pois se camufla muito. Ela fica parada como se fosse um tronco.
Anúncios
Urutau
De hábitos noturnos, o urutau também é conhecido como mãe-da-lua. Hábil ao extremo, captura as suas presas durante voos exatos, onde dribla as árvores no meio da floresta densa.
Durante o dia, dizem, parece uma estátua, de tão imóvel que fica. Aliás, sua plumagem (que tanto pode ir do cinza ao marrom, com o peito com um desenho negro) é um prato cheio para se camuflar.
Sob essa mesma “armadura” de penas ela também costuma aconchegar seus filhotes. A espécie Nyctibius griseus é a mais comum entre as cinco existentes no Brasil. Um macho adulto pesa entre 160 e 190 gramas e chega a alcançar 37 centímetros de comprimento, por outros 85 de envergadura.
O nome urutau tem origem guarani. Vem da junção de guyra (ave) + tau (fantasma). Isso é graças a sua capacidade de se transformar em prolongamentos de galhos, de tão perfeito que é o seu disfarce.
Fonte: G1