26 abril, 2024

Últimas:

UNITE fecha ano com mais 1 mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho

Anúncios

A Prefeitura de Botucatu promoveu na noite desta quinta-feira (17), no Cine Teatro Nelli, a entrega de certificados aos alunos que concluíram os cursos promovidos pela Universidade do Trabalhador e Empreendedor (UNITE), ao longo do segundo semestre de 2016.

Neste período foram distribuídos 202 certificados dentro de 11 cursos. Dez deles [Alvenaria Estrutural, Balanceamento, Controle Dimensional, Excel Básico, Ferramentas da Qualidade, Práticas Estruturais Padrão para Manufatura Aeronáutica, Soldagem de Manutenção, AutoCad 2D, Auxiliar de Eletricista, NR-11 Operação de Empilhadeira, Funileiro de Brilho] em parceria com o Senai e outro [Empreendedorismo] em parceria com o Sebrae.

Anúncios

“Estamos com mais um curso em andamento, mas fecharemos o ano com mais de 1.100 pessoas qualificadas para o mercado de trabalho. Isso é prioridade dentro do atual governo e que está sendo deixado para que a próxima gestão dê continuidade. Só temos a agradecer as instituições parceiras e professores que nos ajudaram a desenvolver esse projeto”, enfatiza o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Costa.

“Fiz parte desse projeto [UNITE] quando tudo se iniciou, em 2012. Isso foi crescendo e os resultados começaram a aparecer. Mas não adianta ficar no sofá de casa reclamando da vida se a gente não aproveitar a oportunidades que nos são ofertadas. E o poder público tem essa obrigação de dar essa oportunidade”, afirma o presidente da Câmara, André Rogério Barbosa [Curumim], que representou o prefeito João Cury Neto durante a solenidade.

Anúncios

Marcos Belfort, de 33 anos, concluiu o curso de Operador de Empilhadeira. Ele conta que buscou o curso por estar desempregado há 1 ano, quando ainda trabalhava como ferramenteiro. Com a oportunidade oferecida pelo Poder Público, através da UNITE, agora ele está com a esperança renovada para se recolocar no mercado de trabalho. “Quero dar continuidade, fazer outros cursos, porque um certificado como esse abre as portas para o mercado. Se não fosse gratuito com certeza seria mais complicado fazer algo parecido”, confessa.

Sobre qualificação profissional em Botucatu

A Prefeitura de Botucatu, sob a gestão do prefeito João Cury Neto, tem adotado desde 2009 uma política específica na área do trabalho e renda e que estão reunidas dentro do programa Todos pelo Emprego.   

Uma das ações é justamente o investimento em qualificação da mão de obra. Em quase oito anos, o Poder Público Municipal já aplicou cerca de R$ 1 milhão em cursos de qualificação, beneficiando mais de 5 mil pessoas em diferentes áreas de atuação como indústria, construção civil, comércio e serviços.  

Um dos principais braços desta grande “rede do bem pró-emprego” tem sido a UNITE, hoje vinculada à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Criada em dezembro de 2011, ela oferece cursos de qualificação profissional, totalmente gratuitos, de acordo com as demandas apresentadas pelo mercado de trabalho do Município.   

Os cursos ofertados pela Prefeitura de Botucatu buscam atender, principalmente, pessoas que estejam desempregadas, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares. A UNITE também atende a públicos específicos tais como pessoas com deficiência e de baixa renda encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).  

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) são os principais parceiros na realização dos cursos.

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Últimas

Botucatu: Vigilância Ambiental em Saúde divulga agenda de nebulização contra o mosquito da dengue para a próxima semana

26/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Vigilância Ambiental em Saúde...

Categorias