28 março, 2024

Últimas:

UNIBr anuncia primeiro vestibular com oferta de quatro novos cursos universitários em Botucatu

Anúncios

Apenas quatro meses depois do anúncio da instalação da Faculdade Galileu, que trouxe para Botucatu quatro novos cursos de nível superior (Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção e Administração), a Prefeitura Municipal realizou cerimônia nesta semana para apresentação oficial de mais uma instituição de ensino que iniciará suas atividades na Cidade.
 
Trata-se da Faculdade UNIBr (União Brasileira Educacional), com atuação principalmente no litoral paulista e região metropolitana de São Paulo, que escolheu Botucatu como a primeira cidade do interior do Estado para ser incluída dentro de seu plano de expansão. A unidade foi instalada nas antigas instalações do Curtume Paulista, que passaram por ampla reforma e estão prontas para receber as primeiras turmas de alunos. 
 
O vestibular está agendado para o dia 14 de novembro, a partir das 14 horas, na sede da faculdade, na Avenida Paula Vieira, 542, na Vila Jahu. Os cursos oferecidos são: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (50 vagas diurno e 50 vagas noturno), Gestão da Qualidade (50 vagas diurno e 50 vagas noturno), Gestão de Recursos Humanos (50 vagas diurno e 50 vagas noturno) e Engenharia Elétrica (30 vagas diurno e 40 vagas noturno).
 
A UNIBr foca atender as necessidades principalmente do público da classe C, em ascensão no País. A política da instituição é de atuar com uma estrutura enxuta para compatibilizar qualidade de ensino com preços bastante competitivos. Os alunos das primeiras turmas a serem formadas pagarão mensalidades de R$ 445,00 para o curso de Engenharia Elétrica e R$ 247,50 para os demais cursos. 
 
O evento de lançamento da Faculdade UNIBr em Botucatu foi bastante concorrido. Diversas autoridades participaram da cerimônia, entre elas o prefeito João Cury Neto; o deputado estadual Fernando Cury; o vice-prefeito Antonio Luiz Caldas Júnior e a secretária municipal de Educação, Alessandra Lucchesi de Oliveira. Estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) também marcaram presença. Os convidados foram recebidos pelos mantenedores Fabio Merlin e Valdir Lanza e o diretor geral Danilo Nunes.
 
Qualidade – A UNIBr está presente em 18 cidades espalhadas por três estados, atendendo mais de 15 mil alunos. Nascido em Botucatu, Merlin não esconde o orgulho e a satisfação em poder retornar à terra natal depois de 15 anos, inaugurando uma faculdade e com planos de ampliação para um futuro próximo.  
 
“É um prazer até difícil de explicar. Eu, como tantos, sai de Botucatu com 19 anos para estudar fora da cidade. Acabei tocando minha vida lá fora. Voltar para cá é um sonho realizado. Poder proporcionar ensino de qualidade é motivo de grande alegria e satisfação. Minha família toda mora aqui. É um prazer imenso estar de volta. Trabalhamos com educação de ponta a ponta. Começamos com ensino básico, passando pelo ensino médio, ensino técnico, graduação à distância, graduação presencial. Botucatu não vai ser diferente. A gente começa com graduação e o mais breve possível vamos atender de ponta a ponta em todas as áreas de ensino”, anunciou. 
 
Segundo ele, a disposição demonstrada pelo prefeito em trazer novos cursos universitários para a cidade motivou as negociações que culminaram com a chegada da UNIBr a Botucatu. “Tudo começou há cerca de quatro anos, a partir de uma conversa com o prefeito que manifestou a vontade de trazer cursos de engenharia para Botucatu. Fazer com que os estudantes, ao invés de sair para outras cidades pudessem ficar aqui. Ele que iniciou todo esse processo. Nós acreditamos e fomos atrás da ideia do prefeito. Depois de longos quatro anos, conseguimos autorização, credenciamento e finalmente abrimos as portas. Sem esse tipo de parceria, dificilmente alcançamos o sucesso”.
 
Merlin enfatiza que a ocupação das antigas instalações do Curtume Paulista é uma importante iniciativa, que ao lado de outras, pretende revitalizar a chamada região da “Baixada”. O poder público já trabalha na restauração da estação ferroviária, na construção do Banco de Alimentos junto ao antigo Matadouro Municipal e construção do Espaço Acolhedor, substituindo o antigo CAMIM.
 
“Estamos somando nesse projeto de revitalização trando a faculdade para cá. Todo investimento que nós fizemos foi na recuperação das instalações sem mudar muito as caraterísticas do prédio, mas trazendo um ar de modernidade para o local, com toda tecnologia que uma faculdade precisa. Nossos alunos vão encontrar tudo o que precisam para ter a melhor qualidade de ensino possível. Nosso corpo docente é super qualificado. Terão dentro do nosso campus uma qualidade ímpar na cidade”, garante.  
 
Os cursos que serão ofertados inicialmente foram definidos após uma pesquisa de demanda, que incluiu conversas com as empresas, indústrias e entidades de classe da cidade. O plano da direção da UNIBr é de buscar credenciamento junto ao MEC para a oferta de novos cursos em outras áreas do conhecimento. 
 
Para o prefeito João Cury, o anúncio do primeiro vestibular da UNIBr reforça na administração Missão cumprida – municipal o sentimento de dever cumprido. A busca pela criação de novos cursos de nível superior, sobretudo na área de engenharia, foi iniciada ainda em seu primeiro mandato.
 
“Desde que entramos na prefeitura sabíamos que era preciso fazer um trabalho para abrir cursos de engenharia em Botucatu. Nesse sentido, encontramos na UNIBr uma potencial parceira. Iniciamos as tratativas e oferecemos que viessem a Botucatu. Depois de uma ampla pesquisa constatou-se que havia mercado. Fechamos a parceria, com prefeitura oferecendo alguns incentivos. Hoje o sonho é realidade”. 
 
Cury salienta que o compromisso da UNIBr de oferecer cursos a preços acessíveis permitirá que um grande número de trabalhadores possam ter acesso à formação superior que amplia os horizontes de ascensão em sua carreira profissional. “Com isso atendemos uma demanda reprimida existente na cidade, oferecendo qualificação e melhorando a escolaridade das pessoas. Lá na frente haverá melhoria na remuneração desses trabalhadores. Com isso qualificamos ainda mais a mão de obra da cidade”. 
 
Durante os dois mandatos do prefeito João Cury foram abertos cinco cursos de engenharia na cidade: Engenharia de Bioprocessos, na Unesp; Engenharia de Produção na ITE; Engenharia Civil e Engenharia de Produção na Faculdade Galileu e agora Engenharia Elétrica na UNIBr. 
 
Bom momento – Também presente no lançamento dos cursos que a UNIBr passa a oferecer em Botucatu, o deputado estadual Fernando Cury destacou o bom momento vivido pela cidade que tem atraído investimentos nas mais diferentes áreas, inclusive no segmento educacional. 
 
“Fico muito feliz de poder participar dessa noite tão especial para nossa cidade, que é a chegada dos cursos que a UNIBr traz para Botucatu, principalmente o curso de engenharia, há muito tempo pleiteado pela cidade. Esse sonho foi sonhado junto com o prefeito João Cury, que desde o princípio se empenhou para que esse curso se tornasse realidade. É uma iniciativa muito importante para nossos jovens que precisam estudar para ter um bom emprego. Principalmente nesse bom momento que a cidade vive. Botucatu está entre as cinquenta melhores cidades do Brasil para se investir entre mais de cinco mil  municípios brasileiros. Muitos investimentos estão chegando e necessitarão de bons profissionais, de mão de obra qualificada. Tenho certeza que a UNIBr vem para trazer essa qualificação tão esperada para nossos jovens que terão acesso a ensino de qualidade com preço acessível”, comentou. 
 
Mais informações sobre os cursos e o primeiro vestibular da UNIBr em Botucatu podem ser obtidas acessando o site www.unibrbotucatu.com.br
 

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

Anúncios

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias