18 abril, 2024

Últimas:

Um dos queijos mais gostosos do mundo está prestes a entrar em extinção

Anúncios

Sabe aquele queijo redondo, cremoso por dentro e bastante utilizado em biscoitos norte-americanos? Parece o queijo brie, mas trata-se do camembert, também consumido com um bom vinho tinto.

Sua composição mais original (e saborosa) vem da região da Normândia, norte da França, mas, devido a muitas batalhas entre produtores rurais locais, este tipo de queijo pode estar com os dias contados.

Anúncios

Extinção do queijo camembert

queijo camembert original 0617 400x800

Anúncios

 

Atualmente, apenas 4% das 360 milhões de fôrmas de camembert produzidas anualmente são elaboradas pelos métodos tradicionais.

Com o passar dos anos, pequenos produtores foram ‘engolidos’ por indústrias que formularam um jeito de produzir o camembert em série, com uma casca mais rígida e uma textura mole e borrachuda.

Por conta disso, especialistas chamam atenção para um fenômeno que pode ser irreversível: o verdadeiro queijo camembert pode entrar em extinção, devido ao interesse de grandes empresas – e a diminuição de seus fiéis produtores.

Camembert original x pasteurizado

Em 2007, pequenos produtores do queijo camembert se sentiram ameaçados quando grandes empresas se interessaram em fabricar a iguaria de forma pasteurizada – ou seja, com leite fervido, em um processo mais barato, já que o leite pode ser extraído de diversas fontes para fabricar o queijo em lotes maiores.

O resultado: um queijo mais duro, de pouca maciez por dentro e gosto menos apurado.

A diferença é que a produção original, com leite cru, recebe um rótulo francês de qualidade chamado “AOC” (sigla para o termo francês “de origem protegida”).

Desde 1983 este selo garante que sua fabricação vem originalmente da Normândia. É assim que enólogos, chefs, críticos gastronômicos e outros profissionais reconhecem pela embalagem a qualidade de um camembert original, feito em seus métodos mais tradicionais.

O problema começou quando as grandes indústrias foram brigar na justiça pelo direito de garantir o selo “AOC” aos queijos camembert pasteurizados.

Depois de meses de batalha judicial, a corte francesa favoreceu os pequenos produtores de queijo. Ficou assegurado, então, que somente produtores da Normândia poderiam comercializar o camembert com o selo “AOC”.

Porém, no meio desse processo, muitos pequenos produtores decidiram vender suas marcas, fazendo com que a indústria ampliasse ainda mais seu domínio no mercado.

Fonte: Vix

Últimas

Ninguém acerta e prêmio da Mega-Sena vai a R$ 100 milhões

18/04/2024

Anúncios Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.714 da Mega-Sena, realizado na noite desta quinta-feira (18) no Espaço...

Categorias