18 abril, 2024
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Sabe aquele queijo redondo, cremoso por dentro e bastante utilizado em biscoitos norte-americanos? Parece o queijo brie, mas trata-se do camembert, também consumido com um bom vinho tinto.
Sua composição mais original (e saborosa) vem da região da Normândia, norte da França, mas, devido a muitas batalhas entre produtores rurais locais, este tipo de queijo pode estar com os dias contados.
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Extinção do queijo camembert
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Atualmente, apenas 4% das 360 milhões de fôrmas de camembert produzidas anualmente são elaboradas pelos métodos tradicionais.
Com o passar dos anos, pequenos produtores foram ‘engolidos’ por indústrias que formularam um jeito de produzir o camembert em série, com uma casca mais rígida e uma textura mole e borrachuda.
Por conta disso, especialistas chamam atenção para um fenômeno que pode ser irreversível: o verdadeiro queijo camembert pode entrar em extinção, devido ao interesse de grandes empresas – e a diminuição de seus fiéis produtores.
Em 2007, pequenos produtores do queijo camembert se sentiram ameaçados quando grandes empresas se interessaram em fabricar a iguaria de forma pasteurizada – ou seja, com leite fervido, em um processo mais barato, já que o leite pode ser extraído de diversas fontes para fabricar o queijo em lotes maiores.
O resultado: um queijo mais duro, de pouca maciez por dentro e gosto menos apurado.
A diferença é que a produção original, com leite cru, recebe um rótulo francês de qualidade chamado “AOC” (sigla para o termo francês “de origem protegida”).
Desde 1983 este selo garante que sua fabricação vem originalmente da Normândia. É assim que enólogos, chefs, críticos gastronômicos e outros profissionais reconhecem pela embalagem a qualidade de um camembert original, feito em seus métodos mais tradicionais.
O problema começou quando as grandes indústrias foram brigar na justiça pelo direito de garantir o selo “AOC” aos queijos camembert pasteurizados.
Depois de meses de batalha judicial, a corte francesa favoreceu os pequenos produtores de queijo. Ficou assegurado, então, que somente produtores da Normândia poderiam comercializar o camembert com o selo “AOC”.
Porém, no meio desse processo, muitos pequenos produtores decidiram vender suas marcas, fazendo com que a indústria ampliasse ainda mais seu domínio no mercado.
Fonte: Vix
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