26 abril, 2024

Últimas:

Trump diz que União Europeia agora é “inimiga” dos EUA

Anúncios

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo que a União Europeia (UE), um dos aliados históricos do país, é agora um “inimigo” americano.

“Acho que temos muitos inimigos. Considero a União Europeia um inimigo, pelo que fazem conosco no comércio. Você não pensaria na União Europeia, mas é um inimigo”, afirmou o republicano em entrevista à emissora americano “CBS” em seu clube de golfe em Turnberry, na Escócia.

Anúncios

Na mesma ocasião, Trump afirmou também que a Rússia “é inimiga em certos aspectos” e que a China é um “inimigo economicamente”.

“Mas isso não significa que sejam más. Não significa nada. Significa que são competitivas”, esclareceu o governante americano.

Anúncios

Nos últimos meses, Trump elevou a tensão com regiões e países considerados parceiros dos EUA, como a própria UE, Canadá e México, especialmente em matéria comercial.

Em junho, os EUA decidiram acabar com a isenção às tarifas ao aço e ao alumínio procedentes de UE, Canadá e México, iniciativa que foi respondida com medidas similares por parte dos governos dessas regiões.

“Amo esses países (da UE). Respeito os líderes desses países. Mas, em um sentido comercial, eles realmente têm se aproveitado de nós, e muitos desses países estão na OTAN e não estavam pagando a sua parte”, criticou.

Depois da cúpula da Otan, Trump disse ter promovido o aumento do investimento em defesa entre os membros da Otan e afirmou que os aliados europeus e o Canadá “reforçaram o compromisso” com a despesa militar “como nunca tinham feito antes”.

No entanto, na reunião de líderes da organização que terminou na quinta-feira em Bruxelas não foram firmados novos compromissos sobre os níveis de despesa em defesa, apenas reafirmado o que foi pactuado na cúpula do País de Gales de 2014, quando os países-membros decidiram destinar 2% do PIB às forças armadas em uma década.

Trump cumprirá amanhã sua última etapa na viagem europeia ao se reunir com o colega russo, Vladimir Putin, em Helsinque, depois de assistir à cúpula da Otan e se encontrar no Reino Unido com a primeira-ministra britânica, Theresa May. 

 

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Contribuinte do Imposto de Renda pode doar parte de seu imposto a pagar para Conselhos Municipais

26/04/2024

Anúncios O contribuinte que tem imposto de renda a pagar pode destinar uma parte do seu...

Categorias