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Um novo trem movido a hidrogênio está superando etapas para entrar em serviço em breve na Alemanha. A Siemens Mobility concluiu com sucesso os primeiros testes do seu modelo Mireo Plus H no estado alemão da Baviera, e a previsão é que o trem comece a transportar passageiros em meados de 2024.
O Mireo Plus H possui duas células de combustível montadas no teto e uma bateria de íons de lítio que permite ao trem percorrer entre 1.000 e 1.200 quilômetros com um tanque cheio, atingindo velocidade máxima de 160 km/h, segundo a Siemens. Com dois carros, o trem servirá rotas entre Augsburg e Fuessen, e Augsburg e Peissenberg.
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A expectativa é que, com o trem pronto, ele passe por um projeto-piloto de 30 meses transportando passageiros. Após esse período, “testaremos o trem em uma ampla gama de condições cotidianas. Os resultados destes testes determinarão então se vamos usar mais trens movidos a hidrogênio em rotas adicionais na Baviera”, diz o ministro dos Transportes da Baviera, Christian Bernreiter.
Se a operação tiver sucesso, Bernreiter diz que o objetivo é encerrar as operações de trens movidos a combustíveis fósseis a nível local e regional até 2040.
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A Siemens Mobility e o governo regional da Baviera selaram a parceria de desenvolvimento em 2021, pouco depois de a Siemens ter iniciado a construção de uma central de hidrogénio verde de 8,8 MW no estado.
Outras regiões da Alemanha também têm apostado nos trens movidos a hidrogênio. Em agosto de 2022, o país lançou a primeira frota mundial de trens com essa tecnologia, substituindo 15 trens a diesel que anteriormente operavam em trilhos não eletrificados no Estado da Baixa Saxônia. Nesse caso, os trens são da empresa francesa Alstom.
O Japão também investiu na tecnologia, usando-a como elemento para atingir a meta do país de se tornar neutro em carbono até 2050.
Fonte: Um Só Planeta