28 março, 2024

Últimas:

Tesouro do Império Romano é encontrado em cinema abandonado na Itália

Anúncios

Construtores estavam trabalhando na reforma de um antigo cinema na cidade de Como, no norte da Itália, quando se depararam com um tesouro. E não é força de expressão: são 300 moedas de ouro cunhadas há pelo menos 1,5 mil anos, durante o colapso do Império Romano.

Elas estavam escondidas dentro de uma ânfora, em um tipo de jarra utilizada pelos romanos para armazenar líquidos como vinho e azeite. Após o achado, os responsáveis pela obra acionaram os arqueólogos do Ministério de Patrimônio Cultural da Itália, que as transportaram para um laboratório na cidade de Milão.

Anúncios

A expectativa é que, após análises mais minuciosas, os pesquisadores consigam descobrir como aquelas moedas foram parar ali, quem as escondeu, e se há alguma relação com o contexto histórico vivido pelo Império Romano, nas décadas anteriores de sua dissolução.

A suspeita inicial dos pesquisadores é que as moedas foram escondidas dos invasores godos, que atacaram o Império Romano em 410 d.C., ou das incursões dos povos vândalos, em 455 d.C.

Anúncios

Independentemente das futuras descobertas, o achado já deixou bastante gente empolgada. “Nós ainda não sabemos em detalhes o significado histórico e cultural da descoberta”, disse o ministro Alberto Bonisoli. “Mas essa área está provando ser um verdadeiro tesouro para nossa arqueologia. Uma descoberta que me enche de orgulho”.

 

Fonte: Galileu

Últimas

A PCI Pharma Services, líder em CDMO, lança seu primeiro relatório abrangente de ESG

28/03/2024

Os destaques incluem metas ambientais baseadas na ciência do clima, capacitação da força de trabalho, foco...

Categorias