Temporais se espalham em grande parte do BR neste domingo

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ainda está organizada sobre o Brasil e deixa grandes áreas de instabilidade sobre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Além disso, outras áreas de instabilidade se formam também sobre o Nordeste, atingindo as praias do leste da região.about:blank

Uma massa de ar seco e quente predomina no Sul do Brasil e as temperaturas ficam muito elevadas.

O Rio Grande do Sul foi o lugar mais quente do Brasil no último dia de 2021, com temperaturas em torno de 39°C na fronteira com o Uruguai.

mapa-previsao-0201 (1)

Previsão do tempo para 02/01/2022 – domingo

Pouca coisa muda neste primeiro domingo do mês. A ZCAS permanece atuando com forte instabilidades entre o Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio De Janeiro e norte de SP, nestas áreas, há risco alto de trovoadas e acumulados expressivos.

O sol volta a aparecer no Rio de Janeiro e São Paulo, entre poucas nuvens, mas a chance de chuva continua para o período da tarde. No litoral paulista, o sol predomina e chove à tarde, com risco de trovoadas. Novas áreas de instabilidade atuam no Sul do Brasil, espalhando pancadas pontuais de chuva, só não chove entre o litoral de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, já no Paraná, ainda há muita nebulosidade no leste do estado.

No Nordeste, novas áreas de instabilidade em altos níveis provocam aumento de nebulosidade e pancadas de chuva entre o Rio Grande do Norte e o leste da Bahia, já entre Ceará ao Pará, é a atuação da Zona de Convergência Intertropical que reforça as tempestades.

Quase todas as áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte do Brasil passam o dia com muita nebulosidade, ar abafado e condições para várias pancadas de chuva com raios. A chuva ocorre a qualquer hora e há risco  para chuva de moderada a forte intensidade. Há potencial para alagamentos nos centros urbanos.

Áreas com sol e sem chuva neste sábado entre Florianópolis e o litoral norte do Rio Grande do Sul e entre o litoral norte do Espírito Santo até o meio norte da Bahia. Todo estado de Roraima também fica com tempo firme.

Fonte: Climatempo