16 abril, 2024

Últimas:

Técnico de futebol indígena morre de Covid aos 81 anos em Avaí

Anúncios

A Terra Indígena de Araribá, em Avaí (SP), registrou a segunda morte por Covid-19 neste domingo (16). O técnico de futebol João Lipú, como era conhecido na aldeia Ekeruá, estava internado desde quinta-feira (13) no Hospital Estadual de Bauru e não resistiu às complicações da doença.

De acordo com a coordenação do Polo Base de Saúde Indígena de Bauru, João Lipú, de 81 anos, sentiu os primeiros sintomas da doença e fez exame de Covid-19 no último dia 7. O resultado positivo foi divulgado no dia 10 e, na quinta-feira (13), ele apresentou piora no quadro de saúde.

Anúncios

Ainda segundo o Polo Base, João procurou a Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) do Bela Vista em Bauru e, no mesmo dia, foi internado no Hospital Estadual, onde morreu neste domingo (16). Além de Covid, o idoso tinha hipertensão e problema cardíaco.

O Polo Base informou que o técnico de futebol já estava imunizado com as duas doses da vacina CoronaVac. Ele tomou a primeira dose no dia 29 de janeiro e a segunda, no dia 19 de fevereiro. Todos os adultos da Terra Indígena de Araribá foram vacinados no início da campanha de imunização porque fazem parte do grupo prioritário.

Anúncios

João Lipú morreu de Covid-19 neste domingo (16) — Foto: Facebook/Reprodução
João Lipú morreu de Covid-19 neste domingo (16) (Foto: Facebook/Reprodução)

Atualmente, Araribá conta com oito casos ativos de coronavírus, mas não há moradores internados e os indígenas cumprem isolamento social dentro de casa.

Com a morte do técnico de futebol indígena, a Terra Indígena, que engloba quatro aldeias, soma duas mortes por coronavírus. Desde o início da pandemia, a prefeitura de Avaí confirmou 338 casos de Covid, dos quais 315 pessoas já estão curadas e oito morreram.

Nas redes sociais, amigos e parentes lamentaram a morte do técnico: “Nossos campos de futebol nas quatro aldeias da Terra Indígena Araribá amanhecem silenciados. Na tarde de ontem, domingo, quem venceu foi o adversário… a Covid-19. Um dos mais importantes técnicos de futebol, além dos seus conhecimentos tradicionais, foi para a moradora sagrada junto com Ituko’ovití. Descanse em paz”, publicou o morador Tiago Nhandewa.

Fonte: G1 – Foto: Martha Terena/Arquivo pessoal

Últimas

Cataratas do Iguaçu são indicadas ao “Oscar do Turismo” 2024

Cataratas do Iguaçu são indicadas ao “Oscar do Turismo” 2024

16/04/2024

Destino turístico compartilhado por Brasil e Argentina é um dos finalistas da 31ª edição do World...

Categorias