16 de julho, 2024

Últimas:

Supertelescópio James Webb mostra detalhes inéditos dos anéis de Urano; vídeo

Anúncios

O telescópio espacial internacional James Webb capturou seus primeiros registros de Urano, o terceiro maior planeta do nosso Sistema Solar. As imagens foram divulgadas pela Nasa, a agência espacial norte-americana, e a ESA, a agência espacial da Europa, na manhã desta quinta-feira (6).

Segundo a Nasa, o registro inédito revela uma visão sem precedentes dos anéis de poeira mais fracos do planeta, que é cerca de quatro vezes maior que a Terra.

Anúncios

“Urano nunca foi visto tão bem. De verdade”, afirmou a agência espacial, em um comunicado.

Urano, em imagem feita pelo supertelescópio James Webb. — Foto: NASA
Urano, em imagem feita pelo supertelescópio James Webb. (Foto: NASA)

Somente a sonda Voyager 2, quando visitou o astro em 1986, e o Observatório W. M. Keck já haviam feito imagens semelhantes desses anéis, mas nunca tão nítidas como os novos registros do Webb.

Anúncios

Agora, com as novas observações, o supertelescópio também conseguiu flagrar detalhes sem precedentes das características atmosféricas do gigante de gelo e algumas de suas luas. (Veja abaixo).

As luas de Urano observadas pelo James Webb. — Foto: NASA/ESA/DIVULGAÇÃO
As luas de Urano observadas pelo James Webb. (Foto: NASA/ESA/Divulgação)

Existem 27 luas conhecidas de Urano, todas com nomes de personagens das obras de Shakespeare e Alexander Pope, famoso poeta britânico.

Na imagem divulgada pelo Webb, porém, conseguimos enxergar apenas as 6 mais brilhantes (Ariel, Puck, Miranda, Umbirel, Titânia e Oberon).

Segundo a Nasa, o registro da imagem foi feito com uma exposição de apenas 12 minutos.

“[E isso] é apenas a ponta do iceberg do que Webb pode fazer ao observar este misterioso planeta. Estudos adicionais de Urano estão acontecendo agora, e mais estão sendo planejados neste primeiro ano de operações científicas de Webb”, acrescentou o comunicado das agências, também assinado pela CSA (a agência espacial do Canadá).

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Um morador de Botucatu foi o mais novo premiado no sorteio do Hiper Saúde, um título de capitalização cuja...

Categorias