29 março, 2024

Últimas:

Sul-africanos procuram sobreviventes após enchentes

Anúncios

Sul-africanos procuravam nesta sexta-feira (15) sobreviventes após as enchentes que mataram quase 400 pessoas, segundo a contagem mais recente, destruindo casas e estradas e deixando milhares sem abrigo, água e energia.

As inundações na província de Kwazulu-Natal derrubaram linhas de energia, fecharam os serviços de água e interromperam as operações em um dos portos mais movimentados da África. O número de mortos subiu para 395, ante uma estimativa anterior de 341.

Anúncios

O ministro das Finanças, Enoch Godongwana, disse à emissora de TV Newsroom Afrika que uma ajuda inicial de US$ 68,3 milhões estava disponível para uso imediato, depois que a província foi declarada uma área de desastre.

As autoridades disseram que cerca de 13,6 mil pessoas ficaram desabrigadas pelas enchentes.

Anúncios

Emissoras de TV locais mostraram voluntários limpando recipientes de plástico, pilhas de bambu e troncos da orla de Durban. Em outras praias, uma testemunha da Reuters disse que os turistas estavam aproveitando uma calmaria antes que as chuvas fossem retomadas na sexta-feira.

Mais de 40 mil pessoas foram afetadas pelo desastre, dizem as autoridades.

Cientistas acreditam que a costa sudeste da África está se tornando mais vulnerável a tempestades violentas e inundações, porque as emissões de gases que retêm o calor causam o aquecimento do Oceano Índico.

A expectativa é de que a tendência piore drasticamente nas próximas décadas.

Fonte: Agência Brasil

Últimas

Palmeiras vence Novorizontino e vai à final do Paulistão

28/03/2024

Anúncios Nesta quinta-feira, o Palmeiras venceu o Novorizontino em seu retorno ao Allianz Parque e avançou à final...

Categorias