28 março, 2024

Últimas:

Sociedade médica alerta para uso indevido de remédios para acnes

Anúncios

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou um alerta para o uso indevido de remédios com isotretinoína, como o medicamento popularmente vendido com o nome Roacutan. 

Utilizado para tratamento de redução das acnes na pele, o medicamento está sendo aplicado com o suposto intuito de afinar o nariz e tem ganhado popularidade. A isotretinoína vem tendo mais visibilidade, inclusive com desafios nas redes sociais.

Anúncios

A SBD, entretanto, chama a atenção para o fato de que não há qualquer evidência de que o produto tenha esse efeito nos pacientes. Segundo o diretor de mídia eletrônica da entidade, Moysés Lemos, o remédio age diminuindo as glândulas sebáceas.

Somente no caso de uma doença chamada rinofima, tipo de outra patologia denominada rosácea, pode ocorrer a redução do nariz como efeito de uma redução das glândulas que produzem sebo. Contudo, isso não significa que ocorrerá em outras situações.

Anúncios

“Não existe comprovação de que pessoas sem essa doença possam ter o afinamento. O nariz tem grande diferença em relação à genética da pessoa. A SBD não recomenda o uso do medicamento para essa finalidade”, explica o médico.

Além disso, a aplicação do medicamento sem acompanhamento pode expor a pessoa a efeitos adversos. O uso pode provocar elevação dos níveis de colesterol no sangue e consequências danosas sobre o fígado.

“Essa medicação tem efeito particular em mulheres em idade fértil. Se elas engravidarem usando a medicação, há risco de 30% de o bebê nascer com malformação congênita”, acrescenta o diretor.

Por essa razão, acrescenta o profissional, a compra em farmácias do produto só pode ocorrer mediante apresentação de receituário especial feito por um médico dermatologista.

Fonte: Agência Brasil

Últimas

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

Psicóloga orienta sobre inovação para aumentar as chances de emprego na Páscoa

28/03/2024

Páscoa deste ano deve gerar 43 mil vagas temporárias no Brasil, número 6% superior ao registrado...

Categorias