24 abril, 2024

Últimas:

Sobrinho do ditador norte-coreano Kim Jong-un está desaparecido desde “econcontro secreto” com agentes da CIA

Anúncios

Em uma trama que se assemelha a filmes de espiões, mas com altas doses de realidade, o sobrinho playboy de Kim Jong-un desapareceu após um “encontro secreto com a CIA”, revelou o Daily Star. Kim Han-sol é o filho mais velho do meio-irmão do ditador norte-coreano, Kim Jong-nam – que foi assassinado enquanto caminhava pelo Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, por ordem de Kim Jong-un em 2017.

Assim como o pai, Kim Han-sol é crítico ao governo do tio e, coincidentemente, é ligado com a posição de informante da Central de Inteligência do governo dos Estados Unidos. Tendo em vista o assassinato de seu pai por seus posicionamentos políticos, não é absurdo pensar que Kim Han-sol tenha encontrado o mesmo fim. No entanto, o seu desaparecimento aparenta ter sido uma manobra internacional de uma espécie de “programa de proteção à testemunha”.

Anúncios

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un (Foto: Getty Images)
O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un (Fotos: Reprodução)

Considerado por alguns como o herdeiro legítimo do ex-Grande Líder, Han-sol foi ajudado a escapar após a morte de seu pai por membros do Free Joseon, um grupo dissidente da Coreia do Norte. Han-sol disse ter chamado a ajuda de Adrian Hong, líder do grupo, depois que percebeu que “os policiais que normalmente protegiam sua casa haviam desaparecido”. Temendo pela sua vida, contactou o grupo e disse-lhes que precisava “sair de Macau o mais rapidamente possível”.

Ele teria conhecido membros do grupo em Tapei, Taiwan, dois dias depois que seu pai foi morto. Lá, afirma-se que ele tentou embarcar em um avião para pedir asilo em Amsterdã, mas ele nunca teria chegado ao seu destino. Ao menos não oficialmente. Falando sobre Han-sol para a revista The New Yorker, Adrian Hong disse que “nunca conheceu uma criança com tanto dinheiro. De acordo com Adrian, Kim Jong Nam havia guardado muito dinheiro durante sua vida”. Han-sol usava sapatos caros e carregava grandes somas em dinheiro.

Anúncios

Kim Jong-nam, pai de Kim Han-sol (Foto: Getty)
Kim Jong-nam, pai de Kim Han-sol (Foto: Reprodução)

A última aparição pública de Han-sol foi um vídeo lançado pelo Free Joseon nas semanas seguintes à morte de seu pai. Durante o vídeo de 40 segundos, ele disse: “Meu nome é Kim Han-sol, da Coreia do Norte, parte da família Kim. Aqui está meu passaporte. Meu pai foi morto há poucos dias. Estou atualmente com minha mãe e minha irmã”. Han-sol, a mãe e a irmã teriam sido interceptados por agentes da CIA momentos antes de seu embarque, retirando os três da tutela de Adrian, que considerou a ação como um dos maiores erros de sua vida.

Fonte: Monet

Últimas

Sistema de satélites O3b mPOWER da SES inicia operação global de serviços de conectividade de alto desempenho

24/04/2024

A SES agora está implantando serviços O3b mPOWER em todo o mundo, proporcionando alto rendimento, flexibilidade...

Categorias