23 abril, 2024

Últimas:

Sobe para 53 o número de mortos em caminhão com imigrantes nos EUA; motorista é acusado por tráfico de pessoas

Anúncios

O suspeito de ser o motorista do caminhão que levava imigrantes do México para os Estados Unidos em uma viagem que resultou na morte de mais de 50 pessoas foi acusado na Justiça Federal americana de ter levado ilegalmente pessoas de fora para o país nesta quarta-feira (29).

O caminhão foi encontrado na cidade de San Antonio, no estado do Texas, na segunda-feira.

Anúncios

O homem suspeito de ser o motorista chama-se Homero N. Ele foi detido perto de onde estava estacionado o veículo, “sob o efeito de metanfetamina”, segundo o jornal “San Antonio Express-News”, citando fontes policiais. O indivíduo “tentou se passar por um dos sobreviventes”, afirmou Francisco Garduño, diretor do Instituto Nacional de Migração de México.

Na terça-feira, agentes federais detiveram outros dois homens em um endereço vinculado ao registro do caminhão, segundo documentos judiciais.

Anúncios

Juan Francisco D’Luna-Bilbao e Juan Claudio D’Luna-Méndez, dois cidadãos mexicanos cujos vistos de turista haviam expirado, estão sendo processados por portar uma arma proibida.

O veículo estava registrado no nome de uma empresa americana de Alamo, Texas, que negou que o mesmo fosse sua propriedade.

Número de mortos aumentou

O número de mortos aumentou para 53 nesta quarta-feira, informaram nesta quarta-feira as autoridades de imigração dos EUA.

Outras 11 pessoas seguiam hospitalizadas na região, acrescentaram, sem detalhar seu estado de saúde. O saldo anterior dava conta de 51 mortos, 39 homens e 12 mulheres.

Do total de vítimas, 27 eram do México, 14 de Honduras, sete da Guatemala e dois de El Salvador, disse Francisco Garduño, diretor do Instituto Nacional de Migração de México. As nacionalidades dos outros três ainda não são conhecidas.

Tragédia em San Antonio

A descoberta ocorreu na noite de segunda-feira. Um funcionário público da cidade de San Antonio ouviu um pedido de socorro próximo de uma rodovia onde estava trabalhando e abriu a porta traseira do caminhão.

Os socorristas retiraram 46 corpos e 16 pessoas que ainda estavam conscientes, incluídos quatro menores de idade, que foram transferidos para hospitais próximos.

Depois de um dia com temperaturas que rondavam os 40ºC, as vítimas sofreram hipertermia e desidratação aguda.

Depois desta tragédia, México, Estados Unidos, Guatemala e Honduras chegaram a um acordo nesta quarta-feira para “trabalhar de maneira conjunta” e apoiar os feridos e as famílias das vítimas, assim como para cooperar na investigação “para levar os responsáveis à Justiça” e para “estabelecer um Grupo de Ação Imediata para trocar informação e trabalhar de maneira coordenada para desmantelar as redes de traficantes de pessoas”.

O presidente de Estados Unidos, Joe Biden, pediu na terça-feira o fortalecimento da luta contra “uma indústria criminosa que gera bilhões de dólares”, em alusão ao tráfico de migrantes.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Relatório 2024 de Complexidade da Nuvem da NetApp revela era de disrupção ou morte de IA está se desenvolvendo globalmente

23/04/2024

Estudo destaca a divisão entre líderes em IA e retardatários na aplicação da IA, ilustrando o...

Categorias