26 abril, 2024

Últimas:

Semutran chama atenção ao “Dia Botucatuense sem Acidentes”, nesta sexta (25)

Anúncios

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semutran) finaliza as atividades da Semana Nacional de Trânsito nesta sexta-feira (25), dia Botucatuense sem Acidentes. Em parceria com a Guarda Civil Municipal, a Policia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Semutran fará bloqueios educativos pela Cidade, com objetivo de conscientizar a população sobre a segurança no trânsito.

Para se ter ideia, segundo a Polícia Militar, em todo o ano passado foram contabilizados 457 acidentes com vítimas e outros 854 sem vítimas. Em 2015, de janeiro a agosto, foram 259 acidentes com vítimas e 566 sem vítimas.
“Temos o desafio de reduzir pela metade os acidentes e mortes no trânsito, tendo em vista o Pacto que assinamos com a ONU, mas isso só é possível com a mudança de comportamento de todos. Neste sentido, o slogan da campanha se encaixa perfeitamente. Espero que a população incorpore esse conceito e que não tenhamos nenhum acidente de trânsito nesta sexta”, analisa o secretário de Mobilidade Urbana, Vicente Ferraudo.
O tema da Semana de Trânsito deste ano é “Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja VOCÊ a mudança no Trânsito”, uma iniciativa do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ligado ao Ministério das Cidades, em parceria com os municípios.
Vale lembrar que Botucatu já assinou em 2011 o pacto proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é reduzir em 50% os acidentes e mortes no trânsito até 2020.
Outras atividades
Além de um passeio ciclístico noturno, inspeção veicular gratuita e caminhada, a Semana Nacional de Trânsito em Botucatu, que teve início no dia 18 passado, contou ainda com outras atividades alusivas nos últimos dias.
Na terça-feira (22) foi o Dia Mundial sem Carro, na qual toda população foi estimulada a fazer uso do transporte coletivo, da bicicleta e até mesmo da caminhada para locomoção dentro da Cidade. Quem participou, publicou nas redes sua foto hashtag #botucatusemcarro, mostrando assim seu percurso e adesão à campanha.
Na mesma data a Semutran, em parceria com o Sindicato dos Caminhoneiros de Botucatu (Sindicam), promoveu uma inspeção de gases direcionada a veículos movidos à diesel. Ao todo, 18 veículos foram analisados e aprovados.
A inspeção regular torna-se importante, pois de acordo com a FECAM-SP, mais de 50% da frota que trafegam pelo País tem idade média acima de 20 anos, que são os grandes vilões do meio ambiente. Botucatu hoje registra 91,2 mil veículos. Deste montante fazem parte 9.666 caminhonetes e camionetas; 2.120 caminhões; e 893 ônibus e micro-ônibus.
Na noite desta quarta-feira (23) aconteceu a palestra motivacional “Acredite você pode mais”, com Hélio Gomes de Souza, no Espaço Cultural (Cine Janelas). E na manhã desta quinta-feira (24), o secretário Vicente Ferraudo ainda participou da “5ª Cruzada contra Acidentes de Trânsito”, debate realizado na rádio PRF-8, que também abordou assuntos pertinentes ao tema desta semana.
Mais Informações
Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
Rua Amando de Barros, nº 2.741 – Lavapés
Telefones: 3882-9888 / 3815-1248 / 156 [gratuito]
E-mail: 156@botucatu.sp.gov.br
Site: semutran.botucatu.sp.gov.br

Anúncios

Fonte: Prefeitura Municipal de Botucatu

Últimas

A importância crescente dos profissionais técnicos no Brasil em uma Era Digital

25/04/2024

Anúncios No Brasil, a demanda por profissionais técnicos vem crescendo consistentemente, mesmo em um contexto de...

Categorias