30 abril, 2024

Últimas:

Semana segue com risco de temporal em SP

Anúncios

Janeiro fechou com temporais no estado de São Paulo. Os temporais voltaram a correr nos quatro cantos do estado, inclusive sobre a grande São Paulo. Um dos locais onde mais choveu no dia 31 de janeiro foi na região de Franca, que teve o janeiro mais chuvoso em 17 anos. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 63,8 mm de chuva em apenas uma hora.

Na cidade de São Paulo, as fortes áreas de estabilidade que passaram sobre a região durante a noite do dia 31 de janeiro causaram chuva volumosa. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura, o córrego Fraquinho, na Penha, na zona leste da capital, e o rio Verde, na região de Itaquera, também na zona leste transbordaram.

Anúncios

O CGE é registrou em 6 horas, entre 18 horas e meia-noite, quase 70 milímetros de chuva na região da Vila Maria, 61 mm no Itaim Paulista e também em São Miguel Paulista, 60,4 mm em Itaquera, 45,8 mm no Tremembé e 44,8 mm na Vila Prudente.

Temporal sobre São Paulo em 31/1/2023 por Angela Ruiz

Anúncios


Semana de alerta para mais chuva


Fevereiro começa com tempo instável e mais alerta de temporais para São Paulo. Uma frente fria passa pelo litoral paulista entre esta quarta e a quinta-feira e vai ajudar a formar mais áreas de instabilidade sobre o estado. Além disso, o fluxo de ar quente úmido do Norte do Brasil está direcionado para região dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Esse ar quente úmido vai continuar sendo jogado sobre o estado de São Paulo durante toda esta semana facilitando a formação de grandes áreas de chuva sobre o estado. 

Para esta quarta-feira a previsão é de muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes em todas as regiões paulistas. A chuva já acontece na madrugada e pela manhã, mas se intensifica durante a tarde. 

Na avaliação da defesa civil estadual, entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, volumes de chuva da ordem de 100 mm poderão ser acumulados na região metropolitana de São Paulo, na Baixada Santista, região de São José do Rio preto, de Ribeirão preto, Franca e de Araraquara.

A região de Campinas, Sorocaba e do litoral Norte pode acumular cerca de 120 mm ao longo da semana.

Para Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e região de Itapeva a previsão é de 150 mm acumulados até a sexta-feira, 3 de fevereiro.

A região de Presidente Prudente, Araçatuba, Marília e Bauru devem acumular cerca de 110 mm nos próximos dias.

Considerando os grandes volumes de chuva que já ocorreram durante o mês de janeiro sobre o estado de São Paulo, a chuva volumosa desta semana só aumenta o risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes no Estado de São Paulo.

SP terá mais chuva em fevereiro

Para o mês de fevereiro, a Climatempo prevê que chova um pouco acima da média normal em quase todas as regiões paulistas. O volume de chuva deve ficar um pouco abaixo da média no litoral e dentro da média em áreas como a Grande São Paulo, região de Sorocaba, nos Vales do Paraíba e do Ribeira.

Últimas

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

30/04/2024

Anúncios Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos avanços da ciência...

Categorias