08 de janeiro, 2025

Últimas:

Sem representatividade: Nenhum Secretário Municipal de Botucatu é negro. Cidade não elegeu nenhum candidato negro ou pardo

Anúncios

Neste dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, em lembrança da data da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra, a reportagem do Jornal Leia Notícias fez um levantamento da representatividade dos negros na política de Botucatu.

Através do site oficial do município, foi realizado o levantamento. Das 11 Secretarias Municipais que constam com um secretário, nenhuma delas o representante da pasta é negro ou pardo.

Anúncios

Entre as duas Secretarias adjuntas, que constam no site da Prefeitura de Botucatu, as duas pessoas responsáveis também não são negras.

A pasta “Participação Popular e Comunicação” segue sem nenhum responsável. Ela chegou a ser ocupada, antes do período eleitoral, pelo então vereador Curumim, registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral como “raça / cor Indígena”.

Anúncios

Confira quem são os secretários municipais de Botucatu:  Sílvia Aparecida Fumes Carvalho (Assistencial Social); Cris Cury Ramos (Cultura), Junot de Lara Carvalho (Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais E Trabalho); Daniel da Cruz Lopes (Secretário Adjunto); Augusto Cesar Tecchio (Secretaria Adjunta de Turismo); Valdir Gonzalez Paixão Junior (Educação); Geraldo Pupo da Silveira (Esportes E Promoção De Qualidade De Vida); Fábio Vieira de Souza Leite (Governo); José Carlos Broto (Habitação E Urbanismo); William Silva (Infraestrutura); André Gasparini Spadaro (Saúde); Marcelo Emílio de Oliveira (Segurança); e Márcio Piedade Vieira (Verde).

O único Secretário Municipal negro no Governo Mário Pardini foi Adjair de Campos, que ocupou o cargo Secretário Municipal de Segurança e Direitos Humanos por um ano, até o final de 2017. Ele havia sido Secretário no Governo João Cury e foi mantido no cargo no primeiro ano do Governo de Mário Pardini, depois substituído oficialmente no início de fevereiro de 2018 por Marcelo Emílio de Oliveira.

Neste ano, até o momento, não foi divulgada pela Prefeitura nenhuma ação para a “Semana da Consciência Negra de Botucatu”. Em 2002, através de um Projeto de Lei (35/2002) do então vereador Professor Caldas, foi instituído no Município de Botucatu a Semana da Consciência e da Cultura Negra.

Prefeito, vice e vereadores são brancos

Na eleição municipal que ocorreu no último domingo, 15, mais de 75 mil botucatuenses foram às urnas para escolher prefeito, vice e 11 vereadores.

Porém, nenhum candidato negro ou pardo foi eleito em Botucatu. O Prefeito Pardini e o vice André Peres, reeleitos, são brancos. Dos onze candidatos eleitos a vereador, para o quadriênio 2021-2024, dez aparecem no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como “cor / raça Branca” e um como “cor / raça Indígena” (o vereador reeleito Curumim).

A mesma situação se repete com a formação atual da Câmara Municipal, não há nenhum vereador negro em Botucatu. Na atual legislatura, são 9 vereadores indicados como “cor / raça Branca”, um como “cor / raça Indígena” (Curumim) e um como “cor / raça Parda” (Paulo Renato).

De acordo com o TSE, em Botucatu, a maior parte dos candidatos que disputaram as eleições deste ano se declarou branca (133 pessoas, ou 80,12% do total), seguidas por pardas (10,84%, sendo 18 pessoas). Foram apenas 13 candidatos negros, 7,83% do total, e um postulante alegou ser indígena.

Leia Notícias

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Uma operação realizada pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) do 1º Distrito Policial de Botucatu culminou na recaptura de...

Categorias