Anúncios
A seleção brasileira feminina caiu uma posição no ranking da Fifa, atualizado nesta sexta-feira, e saiu pela primeira vez na história do grupo dos dez países mais bem avaliados na tabela, criada em 2003. Na nova lista, o Brasil aparece em 11º lugar, substituído pelo Japão no top-10.
Campeã mundial na Copa da França, a seleção dos Estados Unidos manteve a liderança do ranking, que não teve variação entre as nove primeiras colocadas. Depois das americanas, vêm as seleções da Alemanha, Holanda, França, Suécia e Inglaterra empatadas em quinto, Canadá, Austrália e Coreia do Norte, a nona colocada.
Anúncios
Segundo o site da Fifa, a perda do Torneio Internacional de Futebol Feminino, disputado em setembro, no Pacaembu, foi determinante para a queda de uma posição do Brasil. Depois de golear a Argentina por 5 a 0, na estreia da técnica Pia Sundhage, a seleção empatou em 0 a 0 com o Chile na decisão e foi derrotada nos pênaltis.
“Uma surpresa veio da América do Sul, com a derrota do Brasil nos pênaltis para o Chile levando a Seleção a sair do top-10 pela primeira vez. O Japão, que ainda não jogou desde a Copa do Mundo, foi o maior beneficiado, além é claro do Chile”, diz um trecho da matéria sobre o ranking no site da Fifa. A seleção chilena ganhou um posto, e agora está em 37ª.
Anúncios
Top-6 por uma década, e queda livre desde 2017
A 11ª posição é a pior da seleção feminina no ranking da Fifa. Durante os dez primeiros anos da tabela, o Brasil variou entre o sexto lugar, sua posição de estreia, e a segunda posição, sua melhor colocação, em março de 2009. A seleção chegou a terminar três anos consecutivos (entre 2008 e 2010) em terceiro lugar, posto que ocupou, com pequenas variações ao longo das temporadas, entre 2007 e 2011.
Desde 2015, o Brasil não consegue mais voltar ao grupo dos seis primeiros colocados, e entrou em queda livre a partir de 2017: oitava colocada no fim daquele ano, terminou em décimo em 2018, ainda sua pior posição no encerramento de uma temporada.
Dois amistosos em outubro para tentar voltar ao top-10
Este ano, a seleção feminina chegou à Copa do Mundo da França vindo de uma série de nove derrotas seguidas em amistosos. No Mundial, classificou-se em terceiro no grupo C e foi eliminada nas oitavas de final, derrotada por 1 a 0 pela França.
A seleção feminina fará dois amistosos em outubro, quando poderá recuperar pontos para tentar voltar ao top-10 e não fechar a temporada com seu recorde negativo no ranking. O Brasil enfrentará a Inglaterra, dia 5 de outubro, em Middlesbrough, no dia 8 jogará em Kielce contra a Polônia, 29ª colocada no ranking da Fifa.
Fonte: G1