16 abril, 2024

Últimas:

Seis cuidados simples para deixar os sapatos como novos por muito mais tempo

Anúncios

Só quem é apaixonada por sapatos sabe o quanto é triste ter de dizer adeus àquele par especial poucos meses após comprá-lo, seja porque a sola estragou ou pela aparência desleixada e sem vida. A boa notícia é que você pode fazer o seu dinheiro render com cuidados simples, que vão aumentar muito a vida útil dos seus calçados.

Anúncios

PROTEJA O SALTO

Sapatos de salto devem ser guardados em caixas ou saquinhos para evitar riscos. Foto: boytsov/iStock

Anúncios

Os saltos costumam ser a parte mais delicada dos sapatos altos, e eles acabam riscando com muita facilidade quando não são armazenados corretamente. “Geralmente, os mais delicados têm acabamento em couro ou material mais refinado, então ACONSELHO GUARDAR EM SAQUINHOS DE TECIDO OU TNT, de preferência com uma janelinha para que você possa ver o que está lá dentro. Assim você deixa tudo organizado e previne os arranhões”, conta a consultora de imagem e estilo JULIANA SKLIUTAS.

A parte do salto que raspa no chão também pode ficar muito desgastada pelo uso frequente, algo que pode ser prevenido com um acessório econômico vendido em lojas especializadas. “Quando o salto é de couro ele fica escorregadio, então É INTERESSANTE USAR AS BORRACHINHAS DE PROTEÇÃO PARA NÃO ESCORREGAR E TAMBÉM PARA NÃO ARRANHAR TANTO O FUNDO. Só precisa tomar cuidado com a cor para que ele não fique muito gritante, então escolha algo próximo ou transparente”, explica.

GUARDE CORRETAMENTE

Você costuma chegar da rua e abandonar os sapatos pelos cantos? Acredite, isso traz vários malefícios para a durabilidade. “A caixa é uma boa opção para quem tem bastante espaço, mas existe o problema de atrair traças. O melhor é deixar todos os pares guardados em sacos ou dentro do armário. É PRECISO MUITO CUIDADO COM A LUMINOSIDADE, PORQUE COM O TEMPO ELA PODE QUEIMAR A COLORAÇÃO E DESBOTAR O CALÇADO. O lugar de armazenar deve ser sempre longe de luz, umidade e pó”, aponta.

PRESERVE OS CANOS

Botas, principalmente as de couro, perdem a forma facilmente quando não são guardadas da maneira correta. Para evitar, muito cuidado para não amassar: “O IDEAL É TER UM CALÇAMENTO DENTRO PARA MANTER O CANO ESTICADINHO, seja para guardar de pé ou deitada. Coloque um papel dentro de um saquinho plástico para não atrair traças e bichinhos”.

INVISTA NA LIMPEZA

Limpe seus pares a cada três meses com a ajuda de uma esponja macia. Foto: JackF/iStock

Assim como as roupas, os calçados precisam de limpeza periódica para continuarem bonitos. Portanto, tire alguns minutos periodicamente para cuidar deles: “É interessante limpar a cada três meses. PASSE UMA FLANELINHA SECA NOS DE COURO E LAVAR OS DE PLÁSTICO, colocando de molho com um pouco de sabão e depois deixando secar ao sol. Nos demais materiais, pode passar um paninho úmido e deixar secar. Os tênis precisam ser lavados com cuidado e você não deve pendurar para secar para que não esgarcem e fiquem disformes”.

TROQUE A SOLA

Reformar é sempre bem-vindo, principalmente se você adora um determinado par. Quando eles ficam feios, nada como ter um sapateiro de confiança para salvar o dia. “Se você tem apego emocional a um sapato ou economizou para conseguir comprar por ser uma marca mais cara o custo benefício é bacana. TEM QUE PESAR E VER SE O SERVIÇO NÃO É MAIS PESADO DO QUE REALMENTE DESCARTAR, e se não for pode trocar que faz diferença”, revela.

O mesmo vale para os riscos que surgem de tempos em tempos, e já existem profissionais voltados apenas a este serviço. “SE É UM RISCO QUE ADICIONOU COR TENTE REMOVER COM UMA ESPONJINHA A SECO, e se tirou o material você tem que ver se vale a pena reformar. Existem lojas especializadas apenas nessa recuperação e vai de você avaliar se o investimento é válido”.

HIDRATE O COURO

Roupas e sapatos de couro precisam ser hidratados para evitar rachaduras e outros efeitos visuais nada agradáveis, então aproveite o dia da manutenção para dar um carinho extra a eles. “Ele tem um acabamento de pele natural, então resseca e precisa de hidratação como a sua pele. TRIMESTRALMENTE É INTERESSANTE PASSAR UM PRODUTO PRÓPRIO PARA ESSA FINALIDADE para que continue bonito e não craquele ou marque nas dobras”, indica.

Fonte: Daquidali

Últimas

Bots agora representam quase metade de todo o tráfego na Internet globalmente

16/04/2024

O tráfego automatizado e malicioso aumentou pelo quinto ano consecutivo Bots maliciosos representam 32% de todo...

Categorias