29 março, 2024

Últimas:

Secretário-geral da ONU, António Guterres, é nomeado para 2º mandato

Anúncios

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres, foi nomeado para um segundo mandato de cinco anos pela Assembleia-Geral de 193 membros.

“Darei tudo de mim para garantir o florescer da confiança entre nações grandes e pequenas, para erguer pontes e para interagir incansavelmente na construção desta confiança”, disse Guterres durante a posse.

Anúncios

No início deste mês, o Conselho de Segurança – formado por apenas 15 integrantes – já havia recomendado a nomeação de Guterres que precisava ser confirmada pela Assembleia-Geral. Seu segundo mandato começa no dia 1º de janeiro de 2022.

Guterres sucedeu Ban Ki-moon em janeiro de 2017, poucas semanas antes de Donald Trump se tornar presidente dos Estados Unidos. Grande parte do primeiro mandato de Guterres foi dedicado a apaziguar Trump, que questionava o valor da ONU e do multilateralismo.

Anúncios

Papel dos EUA

Os EUA são os maiores contribuintes financeiros da entidade, sendo responsáveis por 22% do orçamento regular e cerca de um quarto do orçamento das Forças de Paz.

O presidente Joe Biden, que tomou posse em janeiro, começou a anular os cortes de gastos feitos por Trump a agências da ONU e voltou a interagir com o organismo.

A embaixadora norte-americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse que a entidade enfrenta desafios históricos, mas que torce para que, com Guterres no comando, “os próximos cinco anos vejam mais paz, mais segurança e mais prosperidade do que os últimos”.

No cargo, Guterres tem sido um defensor do combate à mudança climática, das vacinas contra Covid-19 para todos e da cooperação digital.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias