27 abril, 2024

Últimas:

Scholz declara apoio da Alemanha à Ucrânia frente à ameaça russa

Anúncios

Em seu primeiro discurso de Ano Novo como chanceler alemão, o social-democrata Olaf Schoz expressou seu apoio à Ucrânia e insistiu na “inviolabilidade” das fronteiras europeias em meio a temores de uma possível invasão russa.

“No que diz respeito à Ucrânia, novos desafios se apresentam. A inviolabilidade das fronteiras é um bem precioso e inegociável”, disse o novo chanceler alemão.

Anúncios

Uma advertência tão clara a outro país é pouco habitual em discursos de fim de ano, tradicionalmente dedicados a questões internas.

Desde o começo, seu novo Executivo de coalizão, com ambientalistas e liberais, deixou clara uma posição mais firme frente a regimes autoritários como Rússia e China, diante dos quais sua antecessora, Angela Merkel, optou por uma relação mais pragmática, priorizando os interesses comerciais.

Anúncios

As tensões na fronteira russo-ucraniana, onde foram mobilizados milhares de militares nas últimas semanas, foram o tema principal nesta quinta-feira de uma conversa telefônica entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e americano, Joe Biden.

Scholz assegurou que a “cooperação transatlântica” era “indispensável para a segurança na Europa”, mas sobretudo defendeu uma maior “cooperação internacional” e uma “Europa mais soberana e forte”.

“Nosso objetivo é uma Europa soberana e forte. Uma Europa que viva segundo seus valores comuns de paz, de Estado de Direito e de democracia”, afirmou Scholz, cujo país assumirá em 1º de janeiro a presidência rotativa do G7.

Fonte: Yahoo!

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias