14 de junho, 2024

Últimas:

Sarcófago é encontrado em cemitério romano de 2 mil anos na Faixa de Gaza

Anúncios

Um sarcófago foi descoberto em um cemitério de 2 mil anos da era romana no norte da Faixa de Gaza, afirmou o Ministério de Antiguidades da Palestina nesta terça-feira (14). O caixão é feito de chumbo e provavelmente pertenceu a um indivíduo importante da sociedade da época.

Tareq Al-Af, porta-voz do ministério, disse em comunicado que o sarcófago ainda não foi aberto, pois os arqueólogos locais estão esperando a chegada de estudiosos de outros países que são especializados em analisar artefatos do tipo.

Anúncios

Restos mortais encontrados em uma sepultura no local de um cemitério romano de 2.000 anos, descoberto no ano passado, no norte da Faixa de Gaza, em 14 de fevereiro de 2023. (Foto: Government Media Office)

“Para preservá-lo, o ministério selou a área e o sarcófago foi transferido para o depósito de antiguidades, para que possa ser identificado com a participação de especialistas franceses que devem chegar”, disse Al-Af.

Potes de barro e outros pertences que apontam para a época romana, há cerca de 2.000 anos, também foram encontrados no cemitério. De acordo com Al-Af, séculos atrás, aquela área da Faixa de Gaza serviu como porto marítimo greco-romano.

Anúncios

Até agora, 90 valas individuais e coletivas foram encontradas no local, que está sendo supervisionado por uma equipe francesa de especialistas. O sarcófago foi descoberto no ano passado por trabalhadores da construção civil enquanto trabalhavam em um projeto habitacional financiado pelo Egito.

Uma equipe de especialistas arqueológicos preserva um caixão romano recém-descoberto em uma caixa de madeira no local de um cemitério romano de 2.000 anos no norte da Faixa de Gaza, em 14 de fevereiro de 2023. (Foto: Government Media Office)

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Com recorde de inadimplência empresarial, o Brasil testemunhou aumento surpreendente no índice de recuperações judiciais em 2023, ultrapassando o patamar...

Categorias