Sabe qual é a hora certa para iniciar uma rotina anti-idade? Descubra aqui

O TEMPO é IMPLACÁVEL quando o assunto é ENVELHECIMENTO, e isso já basta para haver preocupações com a saúde até mesmo na mente daqueles que ainda são bem jovenzinhos. Questões relacionadas à pele, então, nem se fale: RUGAS são eventos que, quanto mais demoram a aparecer, melhor – NINGUÉM QUER TÊ-LAS por

MAS, QUANDO COMEÇAR UMA ROTINA ANTI-IDADE?  

“Como a gente vê hoje na dermatologia, o principal cuidado anti-idade que se precisa ter éEVITAR A EXPOSIÇÃO SOLAR: sol é o principal agente que causa envelhecimento”, explica a médica especialista em estética Renata Velloso, autora do blog “Bulle de Beauté”. A PARTIR DOS SEIS MESES do bebê, já é indicado o USO DO PROTETOR SOLAR, que deve continuar a ser aplicado pelo resto da vida.

Para a esteticista dermofuncional e fisioterapeuta do Espaço Coral, Luciana Coral, “quantoMAIS CEDO usarmos a proteção CONTRA OS RAIOS ULTRAVIOLETAS, MAIS TARDE faremosUSO DE produtos ANTI-IDADE”. Ela reforça que o hábito da foto proteção, deve ser estimulado pelos pais na infância, da mesma maneira que a prática de escovar os dentes. “A idade ideal para se começar a usar produtos ANTI-IDADE É A PARTIR DOS 25 ANOS – até lá, só o filtro todos os dias”, complementa. A Dra. Edivana Poltronieri, dermofuncional da clínica estética que leva o seu nome, reforça que nessa fase tem início uma QUEDA HORMONAL muito grande, o que leva a implicações diretas na pele.

Lembrando que a escolha do protetor varia conforme a necessidade: existem tipos para quem tem a cútis oleosa, seca, etc. Basta consultar um especialista a fim de confirmar qual pegar na prateleira e colocar no carrinho.

“APÓS OS 25, use produtos para uma hidratação, e frequente a esteticista para uma boa limpeza de pele e orientação sobre qual a melhor indicação”, enfatiza Luciana Coral. Nesse momento, já podem ENTRAR SABONETES E TÔNICOS. “Nós temos qualidades diferentes de pele da mão, do pescoço e rosto (por exemplo) – e cada uma merece um cuidado específico”, diz Edivana Poltronieri. Segundo ela, a HIGIENE é essencial para REMOVER O ACÚMULO DE PIGMENTO em função de maquiagem e, até, filtro que contenha base tonalizante em sua composição. Há, disponíveis no mercado, OPÇÕES 2 EM 1 e, inclusive, 3 EM 1, que LIMPAM, DEMAQUILAM E TONIFICAM. Muito mais prático e econômico para quem vive na correria do dia a dia.

Caso os sinais como RUGAS, MARCAS DE EXPRESSÃO, FLACIDEZ, entre outros, comecem a aparecer, é preciso entrar com FIRMADORES E ANTIRRUGAS.

E, QUAIS DELES SÃO OS MAIS RECOMENDADOS?

Certos COMPONENTES SÃO COMUNS A TODOS: “em geral, você NÃO PRECISA GASTAR MUITO DINHEIRO”, avisa a especialista Renata Velloso. “Os PRODUTOS MAIS CAROS NÃO SÃO MELHORES QUE OS MAIS BARATOS. Se você olhar a lista de INGREDIENTES, são praticamente os mesmos: RETINOL, VITAMINA C E E, E ALGUM HIDRATANTE (como umectantes: petrolato, vaselina, ÁCIDO HIALURÔNICO)”, ela acentua. Sendo assim, vamos à lista a se considerar na hora de pegar uma caixinha e checar o que consta no rótulo:

ÁCIDO RETINOICO: há uma história curiosa por trás desse item. De acordo com Renata, adolescentes com acne e pele muito oleosa, costumavam usar o produto; foi descoberto, posteriormente, que ele era um importante agente na batalha contra o tempo. Dessa maneira, criou-se um mito de que os que apresentavam uma das características citadas acima não envelheciam ou eram mais resistentes a isso. O fato é que, no fim, pela aplicação do ácido, a pele ficava mais estimulada a produzir colágeno e a se regenerar.

O MEDICAMENTO é vendido somente COM PRESCRIÇÃO, pois pode manifestar váriosEFEITOS COLATERAIS. É FORTE, pode causar irritabilidade e GRÁVIDAS SÃO CONTRAINDICADAS de sequer experimentá-lo – ele pode passar para o bebê e causar má formação fetal.

A limpeza da pele é essencial para remoção das impurezas e renovação celular FOTO: thinkstock

RETINOL: de acordo com a médica, para que mais pessoas tivessem acesso aos benefícios do ácido retinóico, desenvolveu-se um DERIVADO dele, MAIS FRACO, o retinol. É umCOSMÉTICO. “TEM EM praticamente em TODOS OS PRODUTOS ANTI-IDADE. Pode ser utilizado por qualquer pessoa, em qualquer época da vida”, enfatiza.

De qualquer maneira, a especialista coloca a questão de se CONHECER A PRÓPRIA PELE. Fase após fase, ela vai SE TORNANDO MAIS SECA e requer CREMES IGUALMENTE POTENTES, que segurem mais a hidratação. Pessoas com mais óleo no rosto, por exemplo, podem optar por SÉRUNS OU LOÇÕES.

VITAMINA A, C E E: são ANTIOXIDANTES adotados pela indústria cosmética, facilmenteENCONTRADOS EM FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES, etc. A Dra. Edivana destaca que, oralmente ou de forma tópica, essas substâncias precisam ser devolvidas à pele: em virtude da má alimentação da população, as quantidades ingeridas pelas pessoas ainda deixam a desejar bastante.

SILÍCIO: MINERAL fundamental que também AUXILIA NA PRODUÇÃO DE COLÁGENO, informa a mesma profissional.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS FUNCIONAM?

A Dra. Edivana esclarece a DIFERENÇA entre os TRATAMENTOS DERMATOLÓGICOS E OS ESTÉTICOS: OS PRIMEIROS, por serem recomendados em concentrações muito mais altas, surtem RESULTADOS MAIS RÁPIDOS; obviamente, há que se PROCURAR UM DERMATOLOGISTA com o intuito de traçar os pontos a serem cuidados e como isso se dará. Já a SEGUNDA ALTERNATIVA tem um BOM EFEITO sim, contudo, como utiliza PRODUTOS MAIS FRACOS, precisa ser CONTÍNUA E POR MAIS TEMPO. “A gente consegue a mesma qualidade de resultado com o tratamento estético, só que é mais progressivo: ‘eu PAGO MAIS BARATO e eu corro MENOS RISCOS. Quem tem menos poder aquisitivo, pode procurar uma clínica estética. O ACESSO a se cuidar é PARA TODAS AS CLASSES”, ela salienta.

Do mesmo modo que a Dra. Renata, Edivana expressa o quanto as MARCAS MAIS BARATAS PROGREDIRAM. “As tradicionais, as que a gente adquire porta a porta, evoluíram muito em qualidade tecnológica.Só de comprar um produto desses e USAR DISCIPLINADAMENTE EM CASA, o consumidor já vai VER DIFERENÇA NA PELE”, coloca.

Agora, se você quiser COMPLEMENTAR e apostar em OUTRAS TÉCNICAS, aqui vão algumas sugestões dadas por ela – os CUSTOS, muitas vezes, são bem JUSTOS E CONDIZENTES COM A REALIDADE financeira de muita gente por aí. É só avaliar e considerar os benefícios:

Tratamentos estéticos são grandes aliados no combate ao envelhecimento da pele FOTO: thinkstock

MICROAGULHAMENTO – A pele é perfurada superficialmente, criando múltiplos microcanais através dos quais se aplicam ÁCIDOS E ANTI-IDADES com maior efetividade. A leve agressão ESTIMULA A PRODUÇÃO DE COLÁGENO (devido à cicatrização posterior) e as micro lesões proporcionam MELHOR ABSORÇÃO DOS CREMES. São DOIS TIPOS:

SKIN ROLLER – a máquina tem o FORMATO DE UM ROLAMENTO, que desliza sobre a pele. Edivana alerta para a importância do CORRETO MANUSEAMENTO dela: os profissionais precisam ser cautelosos com a FORÇA EMPREGADA, a fim de evitarem machucados.

DERMAPEN – o aparelho, aqui, DISPARA AUTOMATICAMENTE UMA ESPÉCIE  DE CANETA, fazendo “furinhos” na pele.

RADIOFREQUÊNCIA E FOTOTERAPIA (LUZES DE LED) – ainda muito em alta, elas emitemRADIAÇÕES de ALTA INTENSIDADE DE CALOR, FOMENTANDO A CÉLULA a trabalhar de forma mais rápida e ativa na SINTETIZAÇÃO DOS NUTRIENTES.

COSMETOLOGIA

Após o tratamento estético, a profissional indica a sua COMPLEMENTAÇÃO COM ALTAS CONCENTRAÇÕES de certas SUBSTÂNCIAS, EM AMPOLAS, para uso em casa – comoEXTRATO DE CAVIAR OU DE UVA, silício, ÁCIDO HIALURÔNICO, formulações com DMAE(antioxidante e anti-inflamatório) – com o objetivo de POTENCIALIZAR OS RESULTADOS.

TRATAMENTO IN E OUT

“É o tratamento POR DENTRO E POR FORA”, ela conta. “Não adianta você pegar o teu rosto e usar cremes caríssimos, como se tivesse fazendo-o com um móvel (deixando uma madeira brilhosa, por exemplo), se por dentro ele está todo oco, comido de cupim”, compara. Com isso, a profissional se refere à alimentação e, caso esta esteja defasada, indica a INGESTÃO DE SUPLEMENTOS.

Cápsulas da beleza: já vêm com vitaminas e enzimas que agem contra os radicais livres FOTO: thinkstock

Os NUTRACÊUTICOS, como são denominados, estão super em moda hoje em dia, e podem ser encontrados PRONTOS em diferentes pontos de venda, assim como em FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO (nesse caso, consulte o seu dermatologista para a fórmula e dosagem corretas). Eles são CÁPSULAS RICAS EM VITAMINAS, SAIS MINERAIS, ENZIMAS – elementos que incentivam a formação de colágeno, e ajudam a degradar e diminuir a quantidade de radicais livres.

A mais famosa delas é a CÁPSULA DA BELEZA, composta principalmente de BIO-ARCT (vem do mar Ártico, contra os agentes do envelhecimento) + EXSYNUTRIMENT (silício orgânico, bom para a flacidez) + GLYCOXIL (tem a função de não deixar o excesso de açúcar destruir o colágeno) + RESVERATROL (tirado da uva e do vinho) + VITAMINA C.

POR QUANTO TEMPO PRECISAREI USAR PRODUTOS PARA COMBATER O ENVELHECIMENTO?

“Quando a gente pensa em anti-idade, a resposta é: ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE!” Edivana brinca. Porém, o comentário tem um fundo de verdade: “você está envelhecendo, tem que usá-los TODOS OS DIAS. É PARA SEMPRE”, ressalta. Além do mais, é necessário efetuar aTROCA deles A CADA TRÊS MESES –“porque as CÉLULAS SE ACOMODAM e se acostumam com as substâncias químicas”, explica. E ela não limita a mudança apenas aos anti-idades: “é para trocar tudo, xampu, condicionador, hidratante, sabonete, óleo… Menos de marido!”

Fonte: Daquidali