Anúncios
As potências ocidentais buscam uma solução diplomática para a crise com o governo russo, que mantém as tropas na fronteira com a Ucrânia. Neste sábado (22), os ministros da Defesa da Rússia e do Reino Unido concordaram em se reunir, em Moscou, para discutir a tensão russo-ocidental.
O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, concordou em se reunir com o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, para discutir a crise a Ucrânia. A última reunião bilateral entre os dois países ocorreu em Londres, em 2013. Shoigu teria proposto o novo encontro, segundo uma fonte do Ministério da Defesa britânico. Wallace disse que “explorará todas as maneiras para alcançar a estabilidade e a resolução da crise ucraniana. Os dois países concordaram em manter discussões “francas” na próxima semana.
Anúncios
Para o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, há esperança de que uma invasão militar russa ou incursão na Ucrânia “não aconteça”.
A Rússia é acusada pelo Ocidente de ter reunido dezenas de milhares de soldados na fronteira na Ucrânia para preparar um ataque. O Kremlin nega suas intenções militares, mas insiste na retirada das tropas estrangeiras dos países da Otan de todos os territórios que aderiram à Aliança após 1997. A lista inclui 14 países do antigo bloco comunista, incluindo a Bulgária e a Romênia, que fazem parte da União Europeia. Os ocidentais consideram as condições inaceitáveis e ameaçam a Rússia de sanções em caso de ataque.
Anúncios
Fonte: Yahoo!