13 de junho, 2024

Últimas:

Rússia diz que está em contato com EUA sobre tratado nuclear, mas perspectivas são baixas

Anúncios

A Rússia disse nesta sexta-feira que ainda está em contato com os Estados Unidos sobre seu último tratado remanescente de armas nucleares, apesar de ter suspendido a participação nele no mês passado, e que tem poucas perspectivas de voltar ao acordo.

Segundo a agência de notícias RIA, o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, afirmou não ter expectativas de um progresso significativo nos contatos entre Moscou e Washington sobre o tratado New Start.

Anúncios

O acordo de 2010 limita o número de ogivas nucleares estratégicas que cada lado pode utilizar. O presidente Vladimir Putin anunciou no mês passado que Moscou suspenderia o tratado, acusando os EUA de tentar infligir uma “derrota estratégica” à Rússia na Ucrânia.

“Uma oportunidade hipotética para retornar a todo esse assunto só pode surgir quando e se Washington reconsiderar seu curso de escalada destrutiva em relação à Federação Russa, que em todos os aspectos é inaceitável e destrutivo para o que você pode chamar de resquícios de nossas relações entre Moscou e Washington”, disse Ryabkov à agência.

Anúncios

A Rússia afirmou que seguirá os limites numéricos do tratado para ogivas, mas Ryabkov descartou a retomada das inspeções mútuas previstas no tratado, dizendo que isso é “impossível”.

O New Start é o único pacto de armas nucleares remanescente entre os dois países, sucessor de uma série de acordos que datam da década de 1970 que interromperam a corrida armamentista da Guerra Fria entre os EUA e a União Soviética.

Analistas de segurança dizem que o colapso do acordo, ou o fracasso em renová-lo quando expirar em 2026, aumentará os riscos nucleares em um momento de maior confronto entre Moscou e Washington sobre a guerra da Rússia na Ucrânia.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

The Economic Development Bureau of the Guangdong-Macao In-Depth Cooperation Zone em Hengqin...

Categorias