Rua que é aberta ao lado da Cúria de Botucatu levará nome de arcebispo

A rua que está sendo aberta pela Prefeitura de Botucatu e ligará as ruas Dr. Costa Leite e Dr. Damião Pinheiro Machado, entre a Secretaria Municipal de Educação e a Cúria Arquidiocesana de Botucatu, no Centro, levará o nome de “Alameda Dom Vicente Angelo José Marchetti Zioni” (Dom Zioni). A denominação foi publicada no Semanário Oficial da última sexta-feira (21), através do Projeto de Lei 5.880, de iniciativa do vereador Luiz Francisco Fontes.

As obras de abertura desta nova via ocorrem há cerca de dois meses. O projeto inclui terraplenagem, construção de galerias, guias e sarjetas, calçadas, entre outros. O investimento do Poder Público é da ordem de R$ 575.400,45. Os serviços são executados pela MFL Construtora LTDA. – ME, empresa vencedora do processo licitatório, e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras. Eles deverão ser concluídos no prazo de 180 dias (seis meses).

A pavimentação será providenciada com recursos próprios da Prefeitura, após a realização de toda essa infraestrutura já mencionada. A ideia é que esta nova rua possa ser mais uma alternativa para melhorar a fluidez do trânsito, especialmente nos horários de pico do dia, como nos momentos de entrada e saída de alunos nas escolas localizadas nesta região Central da Cidade.

Sobre Dom Zioni

Nascido em 14 de dezembro de 1911, na cidade de São Paulo, Dom Zioni foi ordenado sacerdote na Basílica de São João de Latrão, em Roma, na Itália. Foi auxiliar do cardeal arcebispo de São Paulo em 20 de abril de 1955, pelo papa Pio XII, com apenas 43 anos de idade, e foi sagrado bispo no dia 29 de junho do mesmo ano.

Tornou-se bispo de Bauru em 25 de março de 1964 e tomou posse como arcebispo de Botucatu em 12 de abril de 1969. Renunciou ao governo da Arquidiocese em 28 de junho de 1989. Faleceu em 15 de agosto de 2007. Seu corpo está sepultado na Capela da Ressurreição, na Catedral Metropolitana de Sant’Ana.

Fonte: Prefeitura de Botucatu

Scroll Up