Anúncios
Além do tradicional Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, conta desde julho deste ano com outro espaço dedicado à Padroeira do Brasil – o Parque Três Pescadores.
Entre as atrações do local, um projeto tem chamado atenção do público por conta da conservação ambiental. Chamado ‘Refúgio das Aves’, o projeto acolhe e cuida de animais resgatados em situação de maus-tratos ou até o tráfico de fauna.
Anúncios
De acordo com o Parque Três Pescadores, o local conta atualmente com mais de 100 animais, que passam por um processo de recuperação para poderem ser devolvidos à natureza.
Entre as espécies acolhidas há tucanos, garças, cutias, iguanas, jabutis, marrecos, araras canindé e vermelha, papagaios, seriemas, pombas, maritacas, aratingas, corujas e cágados.
Anúncios
O projeto, que recebe os animais de Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e de zoológicos de todo o país, tem capacidade para atender cerca de 300 indivíduos.
Ao chegarem no local, os animais passam por um processo de triagem, em que são avaliados, de tratamento veterinário e ficam em quarentena.
Em seguida, são manejados para áreas de convívio e visitação, onde passam por treinamento para serem reintroduzidos na natureza. Tudo isso também depende de avaliações dos agentes ambientais do projeto
Além de acolher e tratar os animais, o Refúgio das Aves também promove ações de conscientização ambiental por meio de programas educativos, e é espaço de pesquisas acadêmicas, estágios e projetos de extensão com universidades.
“Isso fortalece a ligação entre conservação prática e conhecimento científico, criando um ambiente de aprendizado para estudantes e pesquisadores”, afirma a bióloga do empreendimento, Juliana Fernandes de Souza.
Parque Três Pescadores
O Parque Três Pescadores foi inaugurado em julho deste ano e fica no Porto Itaguaçu, no bairro São Geraldo, em Aparecida (SP). O espaço foi construído às margens do rio Paraíba do Sul, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada, em 1.717.
Além do projeto Refúgio das Aves’, o parque conta com um passeio de balsa no rio, uma réplica da Vila dos Pescadores, um percurso ecológico ilustrado por painéis que apresentam os primeiros milagres atribuídos à santa, entre outros.
Os ingressos podem ser comprados no site do parque e custam a partir de R$ 9. O local fica aberto de domingo a segunda.
Fonte: G1